22 fevereiro 2011

Computadores: Brasil ultrapassa Reino Unido e chega ao quarto lugar

O mercado brasileiro consumiu 13,7 milhões de computadores no ano passado e subiu da quinta para a quarta posição entre os países que mais vendem PCs no mundo, segundo a consultoria IDC. Com o resultado, o Brasil ultrapassou o Reino Unido em um ranking que tem os Estados Unidos na liderança, seguido por China e Japão.

As vendas de notebooks, netbooks e desktops no país cresceram 23,5% em relação ao resultado de 2009, quando o setor vendeu 11,1 milhões de unidades e enfrentou sua primeira queda histórica – recuo de 6,5% em relação a 2008 – um reflexo da crise econômica global.

O comportamento do mercado em 2010 superou as expectativas da consultoria, que projetava 13,2 milhões de computadores vendidos no ano passado.

O desempenho foi impulsionado por conta dos preços mais agressivos fixados pelos fabricantes internacionais e seguidos pelos fornecedores brasileiros. A agressividade dos fabricantes resultou na antecipação de promoções para o terceiro trimestre de 2010, uma prática pouco comum no mercado. Mesmo assim, as vendas natalinas colaboraram para um total de 3,6 milhões de máquinas vendidas entre outubro e dezembro, superando em 15% as vendas do quarto trimestre de 2009.

A projeção para 2011 é de crescimento para 2,6 milhões de unidades. O crescimento de 14,5% do mercado de PCs em 2011 é considerado saudável pelo IDC e deve manter o país na quarta posição do mercado pelo menos até 2014. 

Via Valor.

Nenhum comentário: