16 fevereiro 2011

Lançado livro sobre metodologia de pesquisa na internet

A editora Sulina acaba de lançar "Métodos de Pesquisa para Internet", de Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral. Segundo a editora, 
O interesse pelas abordagens empíricas a respeito das tecnologias digitais de comunicação tem avançado de forma perceptível no Brasil. “Como fazer”, “como aplicar” e “como pensar” metodologias que sejam eficientes e que permitam coletar e analisar dados compatíveis com os seus problemas de pesquisa e com suas perspectivas teóricas constitui um dos maiores desafios que se colocam para os pesquisadores. 
O livro Métodos de pesquisa para internet, escrito por Suely Fragoso, Raquel Recuero e Adriana Amaral, nasceu da percepção desse contexto e tematiza e exemplifica perspectivas metodológicas específicas a respeito da internet. Além disso, fornece subsídios para estudos sobre outros temas em que a internet desempenhe o papel de lugar ou de instrumento de pesquisa. É um livro construído a partir das próprias experiências de pesquisa empírica das autoras ao longo de anos de estudo e experimentação com diferentes métodos. 
O livro tem 239 páginas e custa R$ 33,00. O sumário é o seguinte: 

Introdução 

Parte I – Perspectivas sobre a pesquisa empírica 
  • Panorama dos Estudos de Internet 
  • Construção de Amostras 
  • Teoria Fundamentada 
Parte II – Apropriações Metodológicas 
  • Estudos de Redes Sociais 
  • Análises de Hiperlinks 
  • Abordagens Etnográficas 
Referências 
Sobre as autoras 
Glossário 
Índice Remissivo

Nenhum comentário: