Pular para o conteúdo principal

Um dia e duas visões da cultura brasileira

Via Trezentos
Pela manhã 
Ontem, pela manhã, os que estavam conectados à rede assistiram a cenas antológicas e históricas durante a apresentação da Ministra Ana de Hollanda no Congresso Nacional.
Neste link é possível assistir ao conteúdo integral da apresentação da Ministra. 
A irmã de Chico Buarque demostrou, sem nenhuma cerimônia, porque o despreparo de sua administração é “dolorosamente evidente”, como afirmaram intelectuais esta semana, entre os quais Gabriel Cohn e Marilena Chauí. 
Não vou me estender, por hora, mas apenas reproduzir o que ela afirmou sobre a internet, a partir do registro feito pelo Caderno Link, do Estadão, a principal publicação sobre cultura digital da grande mídia brasileira. Segundo notícia postada por Tatiana de Mello Dias, Ana de Hollanda disse no Congresso que a internet pode “matar a cultura”. 
“Hoje em dia a pirataria é feita assim. É copiado através da internet, e isso se multiplica, está sendo distribuído e vendido pela internet. Daí a preocupação do MinC com essas questões, que estão facilitando a pirataria”, disse Ana. “O MinC tem que ter uma preocupação com a preservação e com a condição de se produzir culturalmente sem que isso seja copiado como se não tivesse trabalho investido. Isso vai matar a produção cultural brasileira se não tomarmos cuidado”, declarou. 
Algumas horas depois
À noite, no mesmo dia, Juca Ferreira, ex-ministro da Cultura do governo Lula, participou de um fórum de gestão cultural em São Paulo. Estive lá, para assisti-lo. 
O que Juca afirmou é o oposto daquilo que diz a atual ministra. O que diz Juca é o que foi dito durante os oito anos de governo Lula, quando a presidência da República apoiava a utilização de licenças flexíveis na rede, encaminhava a elaboração aprovação do Marco Civil da Internet e defendia mudanças regulatórias qualificadas nos direitos autorais, entre outras posturas explícitas em defesa da liberdade do conhecimento. 
Em entrevista publicada hoje no blog Farofafá, que está fazendo um trabalho fundamental para a cultura brasileira com uma série corajosa de reportagens sobre os rumos da política cultural no país, Juca contesta a visão de Ana, e reafirma sua posição em defesa do papel emancipador da rede mundial de pessoas e computadores. 
“A internet amplia, e muito, a possibilidade de acesso à informação e à cultura. Ela multiplica os interlocutores. O monopólio da comunicação de grandes meios hoje tem um contraponto, que é essa complexidade enorme de vozes. É como a rua, a infovia é como a rua. Anda gente de bem, gente que não é do bem, gente conservadora, gente progressista. Eu não mistifico a internet. Ali é um santuário, uma via pública. Ali é um lugar de difamação, de calúnia, mas é um lugar também que colocou uma possibilidade imensa de acesso à cultura. A maior autoridade espanhola em biblioteca disse agora lá: “Eu, com esta crise econômica, não criaria mais nenhuma biblioteca. Eu investiria em disponibilizar esses conteúdos pela internet para que as pessoas possam ter acesso com facilidade”. 
Foi a primeira vez que Juca falou claramente contra o retrocesso que está em curso no Ministério da Cultura. 
Depois de mais de ano calado, diante de todas as barbaridades e falsidades que foram ditas, resolveu expor o que pensa. Hoje filiado ao PT, um “velhinho de esquerda” como diz, teve a coragem de vocalizar a insatisfação que inúmeros setores da sociedade brasileira vêm afirmando desde o início da sucessão na cultura, e que o tempo só fez reafirmar e comprovar. 
Em um dia, vimos o que a cultura brasileira se tornou, o que foi, e o que poderia ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”