Pular para o conteúdo principal

Eleições na França 32: Como vai se montar o futuro governo socialista

O provável primeiro ministro de François Hollande será o líder socialista na Assembléia Nacional, o deputado Jean-Marc Ayrault. Seria a escolha mais óbvia, porque Ayrault, ao mesmo tempo, é uma voz de união, influente no partido e próximo a Hollande.

A preferência dos franceses, porém, segundo sondagem realizada por um institutos de pesquisa, recaia sobre Martine Aubry, que disputou com Hollande a indicação do partido como candidata presidencial.

Outras duas possibilidades de peso seriam Manuel Valls, líder socialista que fez crescer sua influência durante a campanha e Pierre Moscovici, antigo ministro da economia, no gabinete de Lionel Jospin, que foi o coordenador da campanha.

Desses nomes, independentemente de quem será o Primeiro Ministro, o certo é que os demais exercerão um papel central no futuro governo.

Além deles, outros socialistas também terão voz (e cargos). Vincent Peillon será, muito provavelmente, ministro da Educação. Jean-Yves Le Drian, ministro da Defesa.

Laurent Fabius ou Alain Juppé deverão ocupar o Ministérios das Relações Exteriores. 

Michel Sapin é o nome mais provável para se tornar ministro da Economia.

Bertrand Delanoë, prefeito de Paris, poderá ocupar o Ministério da Justiça e Stéphane Le Foll o Ministério da Agricultura.

Todos esses nomes são especialistas em suas áreas.

Diferentemente do Brasil, os cargos, num governo francês tendem a levar em conta também a competência, do seu ocupante, em relação à questão concernente.

Ou seja, o perfil tende a ser técnico-político, e não apenas político.

E muitas carreiras são feitas com base nesse cálculo, fundamental para a opinião pública local.

O restante do governo terá, provavelmente, além de muitos outros socialistas, colaboradores do Partido Verde, dos centristas do MoDem (François Bayrou) e comunistas.

Dos verdes, 

Dois comunistas que poderão estar no governo são Jean-Michel Baylet e o ex-líder do PC, Robert Hue. Ambos apoiaram Hollande desde o primeiro turno.

Dos verdes deve sair o nome para o ministério do Meio Ambiente. Provavelmente Cécile Duflot. A ex-candidata do PV, Eva Joly também poderá se unir à equipe, mais provavelmente num posto com menos exposição.

Os centristas dispõe de um nome de peso para indicar: Jean-Luc Bennahmias, vice-presidente do MoDem e antigo líder dos verdes.

Já do lado da esquerda radical, de Jean-Luc Mélenchon - o candidato que, verdadeiramente, teve o score mais representativo destas eleições, bem mais que Marine Le Pen, a bem da verdade - somente depois das eleições legislativas de junho é que se saberá da sua posição em relação ao governo. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”