É sério. A empresa Naturia acrescentou sinais em ultrasom, sensíveis apenas aos ouvidos muito sensíveis dos cachorros, a uma publicidade sobre ração. Toda vez em que o nome da ração é pronunciado, está junto, no áudio, um sinal em ultrasom que atrai os cachorros. O resultado é que, ao ouvir o sinal, eles avançam, curiosos, em direção ao rádio ou à TV. É claro que esse estímulo tem por objetivo espantar os donos dos animais, os verdadeiros sujeitos que irão adquirir o produto, mas não deixa de ser uma experiência interessante. Aliás, ganhadora de um Leão de Prata no festival de Cannes de 2010. O vídeo abaixo explica a experiência e mostra o efeito do áudio sobre os animais.
Tomei ontem, junto com a professora Alda Costa, uma decisão difícil, mas necessária: solicitar nosso descredenciamento do Programa de pós-graduação em comunicação da UFPA. Há coisas que não são negociáveis, em nome do bom senso, do respeito e da ética. Para usar a expressão de Kant, tenho meus "imperativos categóricos". Não negocio com o absurdo. Reproduzo abaixo, para quem quiser ler o documento em que exponho minhas razões: Utilizamo-nos deste para informar, ao colegiado do Ppgcom, que declinamos da nossa eleição para coordená-lo. Ato contínuo, solicitamos nosso imediato descredenciamento do programa. Se aceitamos ocupar a coordenação do programa foi para criar uma alternativa ao autoritarismo do projeto que lá está. Oferecemos nosso nome para coordená-lo com o objetivo de reverter a situação de hostilidade em relação à Faculdade de Comunicação e para estabelecer patamares de cooperação, por meio de trabalhos integrados, em grupos e projetos de pesquisa, capazes de...
Comentários