25 junho 2012

Geopolítica da comunicação na Amazônia

Hoje saiu o número 37 da revista Comunicação & Sociedade, editada pela Universidade Metodista de São Paulo. A edição traz meu artigo "Geopolítica da comunicação na Amazônia".

Criada em 1979, a revista é a publicação mais antiga do gênero no Brasil, desempenhando um papel essencial na consolidação do campo brasileiro das Ciências da Comunicação. Ela possui qualificação B2, segundo avaliação Qualis Periódicos, e está indexada nas seguintes bases: Clase; DOAJ; EBSCO; Latindex; Revcom; Ulrich´s Periodicals Directory (ProQuest) e Univerciência.

Segue o resumo do artigo:

Geopolítica da comunicação na Amazônia
Fábio Fonseca de Castro

Resumo: O artigo elabora um panorama dos sistemas de comunicação midiática na região Norte do Brasil e de suas estratégias de atuação e reprodução social. Procura-se uma abordagem descritiva e comparativa desses sistemas, com a intensão de iniciar uma interpretação dos processos sociais que caracterizariam a cena midiática regional. Com esse objetivo, procura-se constituir uma tipologia das empresas, privadas e públicas, bem como dos diversos agentes de comunicação que atuam na Amazônia, observando suas relações sistêmicas e seu papel na economia midiática local. Por seu caráter descritivo e por sua proposta de construir mapas de sistemas e subsistemas de comunicação, se intenta uma compreensão geoespacial da economia midiática regional. 

Na íntegra aqui.

3 comentários:

Manuel Dutra disse...

Fábio, excelente artigo. Estamos precisando de estudos assim. Já o arquivei.

Marise Rocha Morbach disse...

Fábio, beleza de pesquisa. Também já foi para o meu arquivo. Há muito tempo estou querendo esses dados:a gora tenho. Valeu!

Augusto Barbosa disse...

Ótimo texto, professor Fábio. Esses dados deverão ajudar várias outras pesquisas que estão sendo feitas. Valeu!