Pular para o conteúdo principal

Livro "Comunicação e Cultura na Amazônia"

Estou co-editando o livro “Comunicação e Cultura na Amazônia”, que será publicado conjuntamente pelos Programas de Pós-graduação em Comunicação da UFPA e da UFAM. Segue abaixo o convite e o modelo para submissão de textos:


Os Programas de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA) e de Ciências da Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (PPGCOM-UFAM) convidam a comunidade acadêmica a submeter artigos que constituirão capítulos do volume quatro da série Comunicação, Cultura e Amazônia, cujo tema é “Comunicação e Cultura na Amazônia”.

O livro tem como objetivo principal divulgar os estudos dos processos e modos de comunicação na e da região Amazônica. A ideia é reunir produções de diferentes pesquisadores dedicados a compreender a complexidade que envolve as questões comunicacionais nesta região.

Serão aceitos até o dia 15/11/2012 textos originais e inéditos. Cada uma das submissões será avaliada por dois/duas pareceristas componentes do Conselho Editorial do livro, em sistema duplo cego, visando a assegurar uma avaliação séria e objetiva. Os textos deverão ser enviados à Secretaria do PPGCOM-UFPA pelo email livroppgcom@gmail.com. As normas para submissão de capítulos seguem anexas.

Comissão organizadora

Prof. Dr. Fábio Fonseca de Castro
Prof. Dr. Otacílio Amaral Filho
Profa. Dra. Regina Alves de Lima

Normas para submissão dos capítulos
 Os capítulos serão submetidos à apreciação e seleção pelo Conselho Editorial da Série Comunicação, Cultura e Amazônia, sendo avaliados por pares, desde que se enquadrem no Tema da publicação e respeitem os seguintes critérios e normas de publicação:
 1. Os textos devem ser originais e inéditos e abordar pesquisas sobre comunicação em conformidade com o tema da publicação. No caso de não ser um trabalho inédito, enviar justificativa para o conselho editorial em outro documento. ATENÇÃO: não colocar justificativa no corpo do capítulo.
 2. Os capítulos podem ser produzidos por doutores ou por doutores em co-autoria com mestrandos, mestres e doutorandos.
 3. O capítulo deve ser enviado à Comissão Organizadora, por e-mail, para o endereço eletrônico livroppgcom@gmail.com.
 4. Os textos devem ser entregues em formato Word (.doc), com até 3.0 MB, margens superior e esquerda de 3,0 cm e margens inferior e direita de 2,0 cm, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5.
 5. Os textos devem ter o mínimo de 12 e o máximo de 20 páginas, incluindo imagens, referências e anexos.
 6. Fontes em caixa alta deverão se restringir ao título do capítulo, ao uso de siglas e às referências bibliográficas (o item 9 tem alguns exemplos de referência, não usar versalete em nenhum dos casos). Notas de rodapé devem estar em corpo 9 e se restringirem a comentários estritamente necessários ao desenvolvimento do texto e não para citações bibliográficas (itens 8 e 9 explicam como fazê-las).
 7. Uso de imagens: abaixo de cada imagem devem constar legenda e crédito completo (autor e fonte), precedidos da palavra “Figura”, a numeração seriada e dois pontos (quaisquer outras figuras devem ser consecutivas à primeira). Os autores devem se responsabilizar pela permissão para reprodução das imagens, respeitando os direitos autorais nacionais e internacionais (Lei 9.610 e Convenção de Berna da Organização Mundial da Propriedade Intelectual). A utilização de tabelas deve seguir a mesma formatação (NBR 6021). Ex.: Figura 1: São José Carpinteiro, 1640, Georges de La Tour (Museu Louvre, França).
 8. Os capítulos devem ser apresentados de acordo com a seguinte estrutura, conforme a norma ABNT (NBR 6022):
a) Título e subtítulo, (se houver), em caixa alta e baixa.
b) Nome(s) do(s) autor(es), acompanhado(s) de breve(s) currículo(s) do(s) autor(es) em nota de rodapé em algarismos arábicos (outras notas de rodapé devem ser consecutivas a esta).
c) Resumo de 5 a 10 linhas.
d) Palavras-chave, 3 a 5, separadas entre si e finalizadas por ponto. Exemplo: Palavras-chave: Comunicação. Cultura. Arte. Amazônia.
e) Corpo do texto: justificado, com recuo de parágrafos (1a linha) de 1,25 cm. Intertítulos (não-numerados) devem ser precedidos por uma linha em branco. f) Citações:
§ Citações com chamadas pelo sobrenome, quando incluído na sentença, devem ser em letras maiúsculas e minúsculas. Exemplo: Segundo Ortiz (2006, p. 219).
§ Citações com chamadas pelo sobrenome, quando entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. Exemplo: (ORTIZ, 2006, p. 220).
§ Citações de até três linhas devem ser incorporadas no interior do texto, entre aspas e seguidas da referência (sobrenome do autor, ano e páginas) entre parênteses, seguindo a NBR 10520 (ABNT). Exemplo: (ORTIZ, 2006, p. 13-35).
§ Citações com mais de três linhas devem ser destacadas do parágrafo, com recuo de 4 cm, tamanho de fonte 11, e separadas por uma linha em branco (antes e depois da citação), com espaçamento simples, sem aspas, seguidas pela referência da obra. Exemplo: Pode-se dizer que a relação entre a temática do popular e do nacional é uma constante na história da cultura brasileira, a ponto de um autor como Nelson Werneck Sodré afirmar que só é nacional o que é popular. Em diferentes épocas, e sob diferentes aspectos, a problemática da cultura popular se vincula è da identidade nacional (ORTIZ, 2006, p. 127)
g) Apêndices(s), (se houver), identificado(s) por letra maiúscula, de forma consecutiva. h) Anexo(s), (se houver), identificado(s) por letra maiúscula, de forma consecutiva. i) Referências completas deverão ser apresentadas apenas no final do trabalho, em “Referências”, conforme norma da ABNT em vigor (NBR 6023). Seguem alguns exemplos.

Para livro, com um autor:
ORTIZ, Renato. Cultura e Identidade Nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006.
 Para livro, com mais de um autor (mais de 3 autores, indicar apenas o primeiro e utilizar et al.): MATTELART, Armand; NEVEU, Érik. Introdução aos estudos culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
 Para capítulo de livro:
SODRÉ, Muniz. Tempo e acontecimento. In: BARBOSA, Marialva; FERNANDES, Márcio; MORAIS, Osvando J. de. (orgs.). Comunicação, educação e cultura. São Paulo: INTERCOM, 2009.
 Para artigo em periódico:
CAPELLARI, Márcia Schimitt Veronezi. A transição dos quadrinhos dos átomos para os bits. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação – INTERCOM, São Paulo, n.1, p.221-235, v. 33, jan/jun 2010.
 Para artigo em periódico online:
GABRICH, Débora de Carvalho Pereira. Comparação entre Produtores de Informação em defesa da Amazônia na Internet. INOVCOM, INTERCOM, no 2, v. 2, 2007. Disponível em <http://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/inovcom/issue/view/322>. Acesso em: 06 out. 2010.

Submissão de capítulos
Os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
1. A contribuição deve ser original e inédita (ver ponto 1 de Normas de Publicação) e não deve estar em avaliação para uma outra publicação.
2. URLs completas devem ser informadas, quando indicadas como referências utilizadas no texto.
3. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Normas para Publicações Científicas da ABNT.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta publicação serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Secretaria do PPGCOM: Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós- Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia. Rua Augusto Corrêa, 01 – bairro Guamá, Belém, Pará, Brasil - CEP 66075-110. Tel. (91) 3201-7526, fax (91) 3201-7606. Email: poscomunicacaoufpa@gmail.com


Comentários

MFo. disse…
Só pode ser doutor? Sou doutorando e co-orientei um trabalho de aluno de graduação na área da comunicação, podemos enviar a propostas?
Milton disse…
Só doutor pode enviar proposta?
Sou doutorando e co-orientei um trabalho de graduação na área de comunicação, podemos enviar proposta?
hupomnemata disse…
Olá Milton,

Como diz o Edital, "os capítulos podem ser produzidos por doutores ou por doutores em co-autoria com mestrandos, mestres e doutorandos". Nesse caso, como vc é doutorando, seria necessário que seu trabalho fosse produzido em co-autoria com um pesquisador doutor.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”