16 maio 2013

Encontro Internacional de Música e Mídia


Abertas as inscrições de trabalhos para o 9º Encontro Internacional de Música e Mídia: O GOSTO DA MÚSICA, que ocorrerá de 18 a 20 de setembro de 2013, na Escola de Comunicações e Artes da USP.
Promovido pelo Centro de Estudos em Música e Mídia-MusiMid, os eixos temáticos do encontro são os seguintes:
Música + comida + bebida = ritual : A música está invariavelmente presente nas culturas antigas e contemporâneas, em cerimônias laicas ou religiosas, bem como nos hábitos individuais. Presente na prática coletiva, em caráter informal (rodas de samba, saraus domésticos, blocos carnavalescos), bem como nas apresentações profissionais em locais públicos, a associação entre bebida e música é constante (couvert em casa de espetáculo)
Música +bebida = viagem ao inconsciente: O poder que a música detém de potencializar efeitos químicos, após a ingestão de alimentos e bebidas. As culturas do processo decorrentes. (“sexo, drogas e rock-and-roll”, por exemplo). O apelo ao consumo simultâneo é ato contínuo. O rituais dionisíacos. Voracidade; overdose, abstinência. A noção de corpo perfeito, esguio e anoréxico, versus o underground.
Gêneros musicais + bebidas = criação de signos artísticos. A correspondência entre gêneros musicais e bebidas é notável: uísque, bossa nova, jazz; cerveja e pagode, champanhe e valsa... O vinho está estreitamente ligado a gêneros particulares de canção de caráter tradicional (fado, tango), figurando no próprio título, tema, enredo da obra, ou texto poético. No desfecho da ópera O morcego, o champanha é o “culpado pelos mal-entendidos”. A música também acompanha a comida: um interlúdio é uma obra breve que acompanha a entrada de um prato, num banquete.
Música,+ bebida + imagem (visual) = compre-me! : Sobretudo na publicidade, obras musicais e jinglesultrapassam a finalidade de promover o produto. A maneira como obras já conhecidas são ressignificadas, transformadas em trilhas sonora, promove uma ressignificação, face à mudança de função e contexto inicial;
Música + Muzak = “alimento” do corpo: Consumo alimentar e música ambiente: espaços sonoros e sua adequação à “alimentação adequada”, no tempo certo: das “academias” de ginástica, sessões de yoga, spas, aos restaurantes de fast food  (etc.).
Na página do MusiMid encontram-se as normas para envio de trabalhos. http://www.musimid.mus.br/9encontro.
Para mais detalhes, vejam o blog do encontro: http://www.musimid.blogspot.com.br/

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