Abertas
as inscrições de trabalhos para o 9º Encontro Internacional de Música e Mídia: O
GOSTO DA MÚSICA, que ocorrerá de 18 a 20 de setembro de 2013, na Escola de
Comunicações e Artes da USP.
Promovido
pelo Centro de Estudos em Música e Mídia-MusiMid, os eixos temáticos do
encontro são os seguintes:
Música + comida + bebida = ritual : A
música está invariavelmente presente nas culturas antigas e contemporâneas, em
cerimônias laicas ou religiosas, bem como nos hábitos individuais. Presente na
prática coletiva, em caráter informal (rodas de samba, saraus domésticos,
blocos carnavalescos), bem como nas apresentações profissionais em locais públicos,
a associação entre bebida e música é constante (couvert em casa de espetáculo)
Música +bebida = viagem ao inconsciente: O
poder que a música detém de potencializar efeitos químicos, após a ingestão de
alimentos e bebidas. As culturas do processo decorrentes. (“sexo, drogas e
rock-and-roll”, por exemplo). O apelo ao consumo simultâneo é ato contínuo. O
rituais dionisíacos. Voracidade; overdose, abstinência. A noção de
corpo perfeito, esguio e anoréxico, versus o underground.
Gêneros musicais + bebidas = criação de signos
artísticos. A correspondência entre gêneros musicais e bebidas é notável:
uísque, bossa nova, jazz; cerveja e pagode, champanhe e valsa... O vinho está
estreitamente ligado a gêneros particulares de canção de caráter tradicional
(fado, tango), figurando no próprio título, tema, enredo da obra, ou texto poético.
No desfecho da ópera O morcego, o champanha é o “culpado pelos
mal-entendidos”. A música também acompanha a comida: um interlúdio é uma obra
breve que acompanha a entrada de um prato, num banquete.
Música,+ bebida + imagem (visual) = compre-me! :
Sobretudo na publicidade, obras musicais e jinglesultrapassam a finalidade
de promover o produto. A maneira como obras já conhecidas são ressignificadas,
transformadas em trilhas sonora, promove uma ressignificação, face à mudança de
função e contexto inicial;
Música + Muzak = “alimento” do corpo: Consumo
alimentar e música ambiente: espaços sonoros e sua adequação à “alimentação
adequada”, no tempo certo: das “academias” de ginástica, sessões de yoga, spas,
aos restaurantes de fast food (etc.).
Na página
do MusiMid encontram-se as normas para envio de trabalhos. http://www.musimid.mus.br/9encontro.
Para
mais detalhes, vejam o blog do encontro: http://www.musimid.blogspot.com.br/
Comentários