Política cultural e autoritarismo no Pará 5: A questão da participação da sociedade civil na construção da política cultural
O que seria, então, conceber cultura de outra forma?
Bom, é claro que
essa questão é imensa. Aqui, vamos abordar somente um aspecto, que acho que
esclarece o núcleo deste debate: a questão da participação da sociedade civil
na construção da política cultural.
Política cultural é
um tipo de política pública que, por sua natureza, demanda maior participação
da sociedade civil. Lógico que todas as políticas públicas o demandam, mas a
participação social na política ...mineral, por exemplo, não tende a envolver
agentes sociais tão variados e mesmo pessoas abrigadas na esfera das "pessoas
comuns" (por exemplo, os espectadores), como ocorre com a política
cultural.
O que ocorre – e na
minha compreensão esse é o centro do protesto ocorrido – é que a política
cultural do Governo do Pará, com seu caráter exclusivista, bloqueia
radicalmente esses mecanismos de participação: a classe artística e as
categorias próximas (produtores, técnicos, jornalistas do setor, público, etc).
A conjuntura foi propícia para o protesto e, com isso, o campo da cultura tomou
posição na política cultural e ocupou um espaço que lhe é cabível e cabido.
Acho essa condição ideal, porque com isso o poder público passa a ser
confrontado com a sociedade civil, e isso é fundamental.
O Estado, no Brasil,
independentemente do espectro político que ocupe o Governo, tem grande
dificuldade para compreender política cultural como uma política pública que,
necessariamente precisa contar com a participação da sociedade civil, e especificamente
do campo cultural. Por outro lado, quando o campo da cultura se posiciona, como
se posicionou em Belém, e cobra uma política cultural mais inclusiva, ele, por
sua vez, se move muito - e deixa de pensar no Estado como o único responsável
pelas políticas públicas, ou como mero agente financiador, o que é muito
positivo.
Comentários