Entre 10 e 11 de outubro de 2013 acontece, em São Paulo, o Simpósio
Internacional em Comunicação e Consumo, este ano com o tema “Memória, comunicação e consumo: vestígios e
prospecções”.
Organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de
Consumo da ESPM, o simpósio se apresenta da seguinte maneira:
O consumo demarca o espaço social e configura o
espectro simbólico dos objetos que nos cercam. Aqueles que temos e aqueles que
desejamos ter. Aqueles que hoje nos acompanham e aqueles que ocupam nossa
memória. Objetos que, a partir da apropriação que lhes damos, tornam-se dotados
de sentido, comunicando vestígios e anunciando prospecções de nossa existência.
Todos nós nos apropriamos dos objetos. Nossos lares, mesmo aqueles de rua,
falam de nós, nos expõem, nos revelam. A cenografia do espaço doméstico é definida
pela sua simbologia. A cena midiática é por ela fertilizada.
Comentários