Pular para o conteúdo principal

Diários de Montreal 45: Política e identidade

O resultado das eleições aqui no Quebec foram dramáticos para Partido Quebecois, o PQ. Sua derrota foi épica.
Começa um longo inverno para o PQ e, consequentemente, para o ideal soberanista do Quebec. Nas eleições de ontem o PQ foi submetido a uma derrota fragorosa pelo Partido Liberal do Quebec (PQL), que recebeu 41,5% dos votos e fez 70 das 153 cadeiras do Parlamento e que, assim, formará um governo majoritário com seu líder, o novo primeiro ministro Pierre Couillard. O PQ recebeu 26% dos votos e fez 30 eleitos. Igualmente ruim para o PQ foi a votação obtida por um outro partido, a Coalition Avenir Quebec (CAQ), de centro-direita, tal como o PQL, que recebeu 23,34% dos votos e fez 22 cadeiras. Essa votação alentada tira um pouco o PQ da sua posição clássica de oposição e complica ainda mais sua situação.
E não foi a única derrota do PQ. Também simbólico foi o fato da primeira-ministra, a líder do partido, Pauline Marois, não conseguir se reeleger na sua própria circunscrição, perdendo-a para os liberais.
O PQ perdeu porque perdeu sua identidade. E identidade, em política, é tudo. Tenho dito isso aqui no blog de diversas maneiras. E o exemplo que estou acompanhando aqui é dos mais interessantes.
Durante 40 anos o partido foi definido por meio de duas palavras: soberania e social-democracia. Soberanismo significa a condução do Quebec à secessão do Canadá. Neste governo ele dissimulou seu soberanismo e, quanto à social-democracia... bom, é difícil falar nisso em meio a uma crise de empregos.
A dissimulação do soberanismo se deu de duas maneiras: evitou falar em plebiscito pela secessão, de um lado, e, de outro, substituiu a histórica defesa da língua francesa por um novo combate: a defesa de um “Carta dos Valores” um projeto de lei que interditaria o uso de símbolos religiosos em órgãos públicos. Projeto politicamente problemático, porque interditar o uso de véus, da cruz e de outros símbolos afasta do PQ o voto de numerosas populações de imigrantes.
Na prática, essa “Carta dos Valores” é um projeto conservador, que tem o efeito de dizer aos imigrantes que o Quebec não pertence a eles, e sim aos francófonos. É um projeto excludente, que fere a alma do velho PQ, em seus fundamento socialista, democrata e favorável à imigração.
Por tudo isso, o PQ perdeu sua identidade. Se confrontou com suas contradições.
Os liberais souberam explorar muito bem essa deriva identitária e conseguiram transformar estas eleições num referendum sobre a opção soberanista. Soube construir a questão: vocês querem um novo referendum e a possibilidade de um Quebec independente e excludente? Votem no PQ... 
O fato é que o apetite soberanista enfraqueceu, de 1995, a data do último plebiscito sobre a independência, para cá. A campanha liberal foi hábil em sugerir que um governo majoritário para o PQ significaria um novo plebiscito sobre a autônoma. As novas gerações não imaginam essa possibilidade.
O governo do PQ durou apenas 18 meses. Antes, houve 9 anos de governos liberais, açodados por uma corrupção sistêmica que acabou, por fim, por derrubá-los
O resto do Canada deve estar pensando, agora, que o Quebec se resigna em ser apenas uma província. Talvez um pouco mais folclórica, mas, de resto, apenas outra província.


Comentários

Anônimo disse…
Resignação, jamais!
Luíza.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”