Pular para o conteúdo principal

Curso online de jornalismo móvel


A Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil e oKnight Center for Journalism in the Americas, com apoio do Google, oferecem gratuitamente o curso online intitulado “Introdução ao jornalismo móvel“, no período de 10 novembro até 07 de dezembro de 2014, um total de quatro semanas.

Ministrado em português e destinado principalmente a professores, jornalistas e estudantes de jornalismo, a intenção do curso é discutir cinco aspectos específicos da relação entre jornalismo e dispositivos móveis:

  1. como a popularização dos dispositivos móveis mudou o jornalismo;
  2. como esses aparelhos permitem um envolvimento maior com o público;
  3. como as noções de usabilidade e design de produto podem agregar valor informativo;
  4. como tomar decisões direcionadas aos produtos jornalísticos em mídias móveis;
  5. como se planejar para os novos desenvolvimentos da mobilidade.
Durante o curso, os interessados terão contato com dois especialistas da área: o americano diretor de Mobile da Broadcasting Board of Governors, Will Sullivan, e a coordenadora do laboratório de Convergência de Mídias do Centro Universitário de Belo Horizonte, Lorena Tárcia. As inscrições podem ser realizadas através deste link.

Mesmo gratuito, os produtores dos seis melhores trabalhos desenvolvidos no curso receberão bolsas de viagempara participar de duas conferências internacionais em Austin, Texas: 16º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (17-18 de abril de 2015) e 7º Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital. “Os bolsistas serão escolhidos entre os que fizerem o melhor projeto final do curso, uma matéria ou produto jornalístico inteiramente produzida usando apenas dispositivos móveis”, diz o comunicado. Mais informações aqui e aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”