31 outubro 2014

Curso online de jornalismo móvel


A Associação Nacional de Jornais (ANJ) do Brasil e oKnight Center for Journalism in the Americas, com apoio do Google, oferecem gratuitamente o curso online intitulado “Introdução ao jornalismo móvel“, no período de 10 novembro até 07 de dezembro de 2014, um total de quatro semanas.

Ministrado em português e destinado principalmente a professores, jornalistas e estudantes de jornalismo, a intenção do curso é discutir cinco aspectos específicos da relação entre jornalismo e dispositivos móveis:

  1. como a popularização dos dispositivos móveis mudou o jornalismo;
  2. como esses aparelhos permitem um envolvimento maior com o público;
  3. como as noções de usabilidade e design de produto podem agregar valor informativo;
  4. como tomar decisões direcionadas aos produtos jornalísticos em mídias móveis;
  5. como se planejar para os novos desenvolvimentos da mobilidade.
Durante o curso, os interessados terão contato com dois especialistas da área: o americano diretor de Mobile da Broadcasting Board of Governors, Will Sullivan, e a coordenadora do laboratório de Convergência de Mídias do Centro Universitário de Belo Horizonte, Lorena Tárcia. As inscrições podem ser realizadas através deste link.

Mesmo gratuito, os produtores dos seis melhores trabalhos desenvolvidos no curso receberão bolsas de viagempara participar de duas conferências internacionais em Austin, Texas: 16º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (17-18 de abril de 2015) e 7º Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital. “Os bolsistas serão escolhidos entre os que fizerem o melhor projeto final do curso, uma matéria ou produto jornalístico inteiramente produzida usando apenas dispositivos móveis”, diz o comunicado. Mais informações aqui e aqui.

Nenhum comentário: