Pular para o conteúdo principal

Projeto Diálogos Amazônicos no mestrado em Comunicação da UFPA

O Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia realiza a terceira edição do Projeto Diálogos. Desta vez têm lugar os Diálogos Amazônicos, trazendo dois convidados para discutir formas sociais e comunicacionais da música na Amazônia.

No dia 2 de dezembro, de 16 às 18 horas, teremos o pesquisador Marcello Gabbay, doutor em Comunicação pela UFRJ, falando sobre "Carimbó: música e interações socioculturais no Marajó".

No dia 9 de dezembro, de 14 às 16 horas, o PPGCOM recebe o professor Antônio Maurício Dias Costa, doutor em Antropologia Social pela USP e pesquisador dos Programas de Pós-graduação em História e em Sociologia & Antropologia da UFPA.

As duas palestras são abertas ao público e o PPGCOM emitirá certificacão aos participantes. Para participar basta enviar um email, solicitando inscrição no evento, para o endereço poscomunicacaoufpa@gmail.com e pelo telefone (91) 3201-7972.

A pesquisa sobre música no PPGCOM

A pesquisa sobre música, processos comunicacionais, mídia e sociabilidades tem sido um interesse constante do PPGCOM. Quatro dissertações já foram defendidas no programa com esse feixe de interesses:
  • A natureza comunicativa da cultura: Pesquisa exploratória sobre a Festividade de Carimbó de São Benedito de Santarém Novo – Pará” de Gleidson Wirllen Bezerra Gomes, orientada pelo Prof. Fábio Fonseca de Castro;
  • Música e tecnointerações na Amazônia: Retóricas e identificações culturais em materialidades do Terruá Pará e da Banda de Thrash Metal Antcorpus”, de Talita Cristina Araújo Baena, orientada pelo Prof. Otacílio Amaral Filho;
  • A Cena Fantasma: um olhar sobre a experiência da música popular massiva da Amazônia”, de Elielton Alves Amador, orientada pelo Prof. Fábio Fonseca de Castro;
  • Interações nas Danças Circulares do Coletivo Cultural Mana – Maní em Belém do Pará”, de Lucivaldo Baía Costa, orientada pelo Prof. Fábio Fonseca de Castro.
As dissertações já defendidas podem ser acessadas na biblioteca do site do PPGCOM.

Além dessas dissertações, outros dois artigos já foram publicados por professores do PPGCOM na área da música e outros três estão, atualmente, em processo avaliativo. Os artigos publicados são os seguintes:
Os convidados

Marcello Gabbay é doutor e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, com estágio sanduíche na Universidade de Paris V, sob direção do professor Michel Maffesoli. É professor na Universidade Estácio de Sá (RJ), e pesquisador vinculado ao Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC/UFRJ) e ao Grupo de Estudos em Música da Amazônia (GEMAM/UEPA). Já publicou diversos trabalhos em periódicos de comunicacão e também atua como músico, realizando trabalhos de composição e intrumentação, além de produção de trilhas sonoras para teatro.

O professor Antônio Maurício Dias Costa é autor do livro “Festa na Cidade: o circuito bregueiro de Belém do Pará”, já na sua 2a edição, e de diversos artigos que abordam a produção cultural amazônica, suas indústrias culturais e as relações entre públicos e tecnologias. Atualmente coordena o grupo de pesquisa grupo de pesquisa História, Cultura e Meios de Comunicação e desenvolve o projeto de pesquisa intitulado “Na Periferia do Sucesso: rádio e música popular de massa na Amazônia Paraense nas décadas de 1940 e 1950”. O professor Costa também é co-Editor da Revista Estudos Amazônicos, do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia.

Diálogos Amazônicos

O PPGCOM iniciou no mês de outubro de 2014 o Projeto Diálogos. O Projeto tem três versões: Diálogos Contemporâneos, voltados para a discusssão de grandes temas e autores que relacionam a Comunicação às grandes questões socioculturais do mundo atual; Diálogos Metodológicos, que abrem novas frentes para a reflexão sobre os fenômenos comunicacionais e midiáticos a partir do encontro com outras ciências e saberes e Diálogos Amazônicos, que trazem ao PPGCOM pesquisadores e projetos de pesquisa que ajudam a compreender melhor o espaço amazônico.

Em dois meses de atividade, o projeto já realizou diversas atividades: trouxe a Belém o professor Pierre-Antoine Chardel, da Universidade de Paris V, para um curso sobre o pensamento de Zygmunt Bauman; realizou duas oficinas de elaboração de projetos de pesquisa em comunicação; organizou uma conferência do professor Erasmo Borges sobre os horizontes da semiótica na pesquisa em comunicação e realizou uma sessão de apresentação pública do PPGCOM à sociedade.


As atividades do Projeto Diálogos são abertas a todos os interessados. Por meio delas o PPGCOM procura abrir um diálogo mais produtivo e consequente com a sociedade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”