Pular para o conteúdo principal

A culpa é do aluno! Será?

Reproduzo um texto da colega Ana Prado. É o tipo de análise que precisa ser feita na UFPA. Uma discussão sobre a situação da graduação na nossa universidade e sobre a atribuição de culpa, pelos índices alarmantes que surgem dos dados do Inep, sempre, aos alunos. O texto mostra que a culpa não é dos alunos, mas dos gestores. Precisamos discutir os números.

É também por isso, por causa dessa situação, que eu voto João Weyl para reitor.

A culpa é do aluno!#SQN
Ana Lúcia Prado

Tenho dedicado parte do meu tempo para analisar alguns indicadores do ensino de graduação. Como sou professora da graduação há 15 anos e já coordenei por muito tempo um bacharelado em uma IES privada, eu me sinto confortável em lidar com esses indicadores. Recentemente, me detive sobre os números publicados pelo Inep(*) a respeito do desempenho da UFPA nesse quesito. Alguns pontos merecem reflexão séria:

- É visível o declínio dos cursos de graduação da UFPA nas últimas avaliações do MEC. O MEC/Inep avalia os cursos basicamente por dois indicadores: o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). O CPC avalia os cursos, em suas diferentes dimensões (desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais insumos). Já o Enade avalia exclusivamente o desempenho dos estudantes.


- Há uma lógica perversa na UFPA quando atribui aos estudantes a baixa qualidade obtida nas avaliações do MEC – “os estudantes fazem boicote”; “os estudantes são relapsos ao realizarem as provas do Enade”; “os estudantes não se preparam adequadamente”; “os estudantes tem auto-estima baixa”; dentre outras falácias que ouço há muito pelos corredores da UFPA. Mas isso não é verdade! Ou como dizem meus alunos #SQN

- No último triênio (2012-2014), dos 82 cursos da UFPA avaliados pelo MEC/Inep, as notas obtidas no CPC são estarrecedoras. A maior universidade da Amazônia Legal possui vergonhosamente 86,3% dos cursos com CPC abaixo de 3 (REGULAR, INSUFICIENTE e PÉSSIMO). E o mais grave: não surge no universo dos 82 cursos avaliados, segundo os dados do MEC, nenhum com CPC acima de 3,6 – ou seja, ao que parece, não há excelência nas condições de oferta da graduação. 

- Por outro lado, o “vilão” histórico que era o aluno está salvando a avaliação da UFPA, tanto no Enade, quanto no CPC (que também leva em consideração a média do Enade). Ou seja, se não fossem os alunos, a avaliação do CPC dos cursos ainda estaria pior. Observe o desempenho dos alunos da UFPA no Enade (triênio 2012-2014). Ao contrário da ideia que sempre tentaram vender, 61,4% dos alunos estão nas faixas superiores das notas do Enade (REGULAR, BOM, EXCELENTE). Sim!!! Temos alunos na faixa EXCELENTE, mesmo que um pequeno percentual.


Então, fica bastante claro que não há como não responsabilizar a gestão da UFPA em seus cursos de graduação (abandono total das salas de aula, dos laboratórios, dos equipamentos, do acompanhamento pedagógico, da falta de livros, da ausência de política de integração do ensino/pesquisa/extensão) por esse cenário triste. O momento é de se perguntar porque a UFPA perdeu de perspectiva o investimento no ensino de graduação nos últimos anos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”