Pular para o conteúdo principal

O coronelismo acadêmico na UFPA

Eu ainda acredito numa política feita por meio do debates de ideias e propostas. Por isso repudio, publicamente, a palhaçada que está se tornando esta campanha para a reitoria da UFPA. Esta campanha está suja, desonesta e antidemocrática. Além de feita às pressas para poder atender às expectativas eleitorais do reitor-candidato e do PMDB, além de ter evitar o debate sobre a universidade de toda forma, além de, faltando dois dias para a votação, não se ter uma lista eleitoral completa, além de estar cheia de denúncias de intimidação de técnicos e de bolsistas, de pesquisas manipuladas, de uso de equipamentos e de mailings institucionais, estamos presenciando, agora, atos de vandalismo explícito.
Nosso material que foi afixado no auditório Benedito Nunes e em outros lugares da UFPA, para o debate de hoje e em outros pontos da UFPA, foi retirado. Estragaram uns 500 cartazes. Desperdiçaram o trabalho de quem os colou. Desperdiçaram dinheiro de uma campanha feita sem apoio de empresas, partidos ou sindicatos. De uma campanha feita, apenas, com a coragem e com a seriedade de gente que questiona, justamente, esse modelo de universidade.
Queremos acreditar que isso não foi feito pela própria coordenação do Hangar, que por sinal já expressou sua intenção de voto numa outra chapa. Se o foi, fica evidente, nesse ato de autoritarismo, que a UFPA está se tornando um território de barbárie. Em outra ocasião, já falei do enfeudamento da instituição. Com esse episódio, vemos que os pequenos poderes e os pequenos gestores também já se sentem empoderados para o autoritarismo e para a barbárie.
A pergunta que me vem, percebendo como estão surgindo esses comportamentos policialescos e como os pequenos gestores começam a se sentir autorizados para vandalismo, é: será que estamos vendo o surgimento de um coronelismo acadêmico na UFPA?
Quero manifestar meu repúdio a esse tipo de campanha suja, desonesta, autoritária e anti-democrática. A UFPA merecia eleições feitas no tempo certo e merecia debate, inclusive com a sociedade, para construir melhor o seu projeto. Afinal, ou a universidade pública é democrática, ou ela, simplesmente, não é universidade.
Voto João Weyl e Armando Lírio porque nossa chapa foi construída com esses princípios, com esses valores e com o respeito pelo debate equilibrado, ético, racional e respeitoso de pessoas e ideias.

Peço que os que desejam o mesmo para a UFPA votem conosco. Precisamos dizer que a UFPA tem direito à democracia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”