Pular para o conteúdo principal

Governo Temer acaba com o Ciência Sem Fronteira: elitismo e meritocracia na universidade pública

O Governo Temer, sem nenhum debate público, sem nenhum diálogo com as universidades, extinguiu o Programa Ciência Sem Fronteiras. Mais um passo largo para ampliar a irrelevância do Brasil no cenário internacional. 
Pior é que tem gente, na universidade pública, comemorando essa desgraça. O pretexto, absurdo, é que quem promove a internacionalização das universidades – meta estratégica para a melhoria da pesquisa e do ensino – é a pós-graduação, e que, portanto, é um desperdício investir em mandar para o exterior alunos da graduação.
Acho uma grande cara de pau dizer uma coisa dessas. A internacionalização se faz com todos, e não com exclusão. Dizer que, estrategicamente, ela deve se concentrar na pós-graduação é um elitismo inadmissível, mesquinho como a visão meritocrática de que só os melhores devem ter vez.
Mesmo porque o benefício de ter alunos da graduação com uma experiência internacional é considerável, tanto para a melhoria do ensino, pois a experiência trazida por esses alunos enriquece o coletivo, como para a formação de quadros e de pessoas.
O Programa Ciência Sem Fronteiras, implementado em 2011 no Governo Dilma Rousseff, possibilitou estágios de 6 meses a um ano, em outros países, para cerca de 100 mil universitários. O benefício disso, para a sociedade brasileira, foi imenso.
Mas agora o governo Temer decidiu acabar com o programa, deslocando seus recursos – na verdade, apenas parte deles – para a pós-graduação. Trata-se do novo programa “Mais Ciência, Mais Desenvolvimento”, voltado para doutorado, pós-doutorado e docência.
É claro que todo recurso investido na pesquisa e na pós-graduação é importante, mas é criminoso acabar com o Ciência Sem Fronteira.

Educação, ciência e tecnologia não são gastos, mas sim investimentos. Investir na experiência de internacionalização do aluno de graduação é, na verdade, barato, diante do benefício que isso gera, porque o Brasil é um país historicamente isolado e voltado para o próprio umbigo. A sociedade contemporânea é multicultural, multiidentitária e poliglota. Acabar com o Programa é um retrocesso, o país caminha para trás.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”