Pular para o conteúdo principal

Roteiro de opera bufa: A justiça domingueira dos golpistas e o preso politico Lula


Domingo, 8 de julho de 2018. Rogério Favreto, desembargador de plantão no TRF-4 (Tribunal Regional Federal – 4a Região), recebeu um pedido de habeas corpus impetrado por deputados do Partido dos Trabalhadores  demandando a imediata soltura de Lula. O desembargador concedeu provimento à petição e ordenou a imediata soltura de Lula. Seguiu-se uma correria de magistrados, juízes e delegados, em opera bufa – posto que ilegal, imprópira e incomum – visando a derrubar a decisão e manter preso o ex-presidente Lula.
O normal: Habeas Corpus interposto no plantão e liminar concedida. Quem receber o HC tem cumprir a decisão. No final  do plantão o HC é redistribuído e se dá andamento à questão, julgando-a e mantendo ou cassando a liminar. Essa é a norma, essa é a lei. Quem não concordar, que recorra.
Agora, o que não é normal (na verdade, o que é ab-normal e abjeto):
1. O delegado da Polícia Federal se recusar a cumprir a decisão de soltar Lula em no máximo uma hora para ter tempo (4 horas) para localizar Moro em suas férias e perguntar a ele o que deveria fazer.
2. Moro, um juiz de primeiro grau, ainda por cima de férias, se manifestar e “recomendar” o não cumprimento do HC.
3. Um desembargador fora de plantão, Gebran Neto, ainda por cima futuro futuro relator do caso, se manifestar ainda antes de receber o HC e determinar que não seja cumprida a decisão do desembargador plantonista.
4. A Polícia Federal reiteradamente prevaricar  sobre a decisão do juiz em expediente, três vezes repetida, três vezes reafirmada?
5. Um presidente de Tribunal, Thompson Flores (sim, aquele mesmo que afirmou uma certa sentença era irretocável, mesmo sem tê-la lido), ele mesmo fora de plantão, reafirmar a decisão do desembargador que não estava de plantão, e decidir que o desembargador de plantão, apesar do que diz a Lei, não tem autoridade para conceder habeas corpus a Lula.
A justiça saiu de cena e a política dominou.
Tem sido assim no Brasil, mas a justiça domingueira dos golpistas conseguiu se superar, tornando-se patética ao extremo e lançando o país numa zona turbulenta de insegurança institucional.
Sérgio Moro, os delegados de plantão da Polícia Federal, Gebran e Thompson Flores protagonizaram, nessa sua justiça domingueira, uma cena patética, que faz sangrar, em praça pública, a justiça brasileira. Seu esforço descomunal para manter a prisão de Lula, atropelando os ritos processuais, torna notória a parcialidade e o partidarismo da operação Lava Jato.
Deve ser lembrado, à propósito, que o desembargador tinha, sim, o poder de julgar o pedido. No Brasil ou em qualquer ordenamento jurídico de outro país, um habeas corpus tem caráter de processo urgente. Cabe lembrar que o HC constitui uma decisão de restituir a liberdade a quem se encontre ilegalmente detido ou preso. Não se trata, bem entendido, de decisão sobre a justeza ou não da condenação de uma pessoa, mas de medida que visa restituir a legalidade quando está em causa a violação do direito fundamental da liberdade de locomoção.
Mais uma vez, o “juiz” Sérgio Moro será denunciado ao Conselho Nacional de Justiça, agora por evidente desobediência à Justiça e quebra da hierarquia. Todos sabemos que ele já cometeu outros (muitos) abusos, pelos quais também foi denunciado ao CNJ e que nunca, por nenhum deles, foi incomodado.
É concenso que um juiz em férias não pode se imiscuir em procedimentos judiciais. É evidente que um juiz, sobretudo em férias, não tem o poder de determinar, à Polícia Federal que descumprisse a ordem de um desembargador – de um juiz, note-se, que lhe é superior.
O domingo 8 de julho entrou nos anais da história do Brasil como um momento em que a “justiça”, festivamente, se partidarizou, prevaricou, rompeu com a Lei, foi leniente, foi omissa, mentiu e abusou de sua autoridade.
O que resulta disso? Crise institucional? Insegurança jurídica? Sabe-se lá… A justiça, a começar pelas bênçãos do STF, que pactua com tudo isso; e a continuar pelo CNJ, que se omite de suas competencias, se manterá na lama – e domingueira.
Profunda vergonha de ser brasileiro. Profunda vergonha dessa “justiça” parcial que mantém Lula na cadeia de forma ilegal.
O preso político Luiz Inácio Lula da Silva continua na cadeia e a população brasileira não deve ter esperanças de que a justiça seja feita por aqueles que detém o monopólio da justiça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”