Estava lembrando de uma bela campanha de marketing feita pela editora italiana Mondadori, alguns anos atrás. A campanha divulgava o lançamento de uma coleção livros clássicos com descontos de 30%. A edição era do texto integral, bem entendido. Mas a campanha trabalhou com os números para estimular a imaginação e lembrar o desconto: “Cem anos de Solidão” ficam reduzidos a “Setenta Anos de Solidão”. “Os Três Mosquiteiros” viraram “Os 2,1 Mosquiteiros”. “1984” foi remetido para “1388,8” , plena Idade Média. E assim se viram “A Volta ao Mundo em 53,33 dias”, “As 667 Noites” e “Branca de Neve e os 4,6 Anões”.
Tomei ontem, junto com a professora Alda Costa, uma decisão difícil, mas necessária: solicitar nosso descredenciamento do Programa de pós-graduação em comunicação da UFPA. Há coisas que não são negociáveis, em nome do bom senso, do respeito e da ética. Para usar a expressão de Kant, tenho meus "imperativos categóricos". Não negocio com o absurdo. Reproduzo abaixo, para quem quiser ler o documento em que exponho minhas razões: Utilizamo-nos deste para informar, ao colegiado do Ppgcom, que declinamos da nossa eleição para coordená-lo. Ato contínuo, solicitamos nosso imediato descredenciamento do programa. Se aceitamos ocupar a coordenação do programa foi para criar uma alternativa ao autoritarismo do projeto que lá está. Oferecemos nosso nome para coordená-lo com o objetivo de reverter a situação de hostilidade em relação à Faculdade de Comunicação e para estabelecer patamares de cooperação, por meio de trabalhos integrados, em grupos e projetos de pesquisa, capazes de...
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