Pular para o conteúdo principal

Heranças à Esquerda 27


O marxismo ocidental 10: Gilles Deleuze



Uma vez perguntaram a Gilles Deleuze o que era ser “de esquerda”. Sua resposta foi a seguinte: “Ser de esquerda é perceber o mundo antes de tudo”. Ou seja perceber na seguinte ordem: mundo, continentes, américa, amazônia, pará, belém, eu. Alguém de direita faria o caminho inverso.
Isso representa uma certa ética: a de subjugar o individual em favor do coletivo. E isso é essencial em Deleuze e é o que faz da sua obra uma herança à esquerda.
Vejamo-la, no entanto, sob a ótica conceitual com que se apresenta na sua obra: por meio dessa palavra tortuosa e plena de alegria que é desejo. Aliás, antes lembremos que a enciclopédia Larousse define Deleuze como “o filósofo do desejo”.
Mas... em que sentido, propriamente?
No sentido de que Desejo, em Deleuze, equivale a uma busca pela liberdade através da conexão ao coletivo: “Desejo é construir um conjunto, um agenciamento, uma região; sempre um coletivo”.
Sim, devem estar pensando: o pensamento dele tem algo de espinoziano... Sim, é verdade. A comunhão ao universal é o tema de Espinoza por excelência e a temática do desejo não lhe é estranha, apesar de surgir na sua filosofia sob diferentes mantos. E Deleuze amava Espinoza. Aliás, dele provém a noção deleuziana de alegria. E isso, na verdade, penso eu, daria a Deleuze melhor síntese: “o filósofo da alegria”.
Porém, como não se trata de escrever sobre Deleuze, mas sim sobre o que, em Deleuze, se torna uma herança à esquerda, o tema preciso é, de fato, o tema do desejo, que para ele não é algo compreendido para bem além das amarras psicanalíticas tradicionais, que percebem o desejo como algo circunscrito às esferas da família e do sexo. É algo presente na pulsão gregária, essencial ao corpo social.
Em “O Anti-Édipo”, obra de 1972, o desejo já é descrito como uma forma política, uma forma de negociação do coletivo. Na quarta parte desse livro Deleuze se propõe a fazer uma esquizo-análise do papel do desejo. Trata-se de ver como o desejo constitui uma estratégia de conexão e produção do papel social dos indivíduos. Nas obras posteriores, a esquizo-análise surgirá com outros nomes. O mais interessante deles é micro-política. Trata-se de um termo inspirado de seu diálogo com a obra do amigo Michel Foucault, onde se encontra a bio-política, também, como um elemento inspirado do produtivo diálogo com o amigo ...Deleuze.
A micro-política é a estratégia de desejar caoticamente e, por meio de todos os modos, produzir compensações, derivações, processos. Tudo fica mais claro por meio da noção de rizoma, que Deleuze constrói em parceria com Félix Guattari, parceiro em muitas obras. Rizoma é o tecido intrincado e imbricado das plantas, que se conecta em todas as direções, e isso é o desejo: o coletivo comum, a interconexão.
A micro-política, de certa forma, vem a ser o oposto da política, ou do que a política, em geral, se tornou. A política do mundo público já não é conexão. É um fibroma. Já não integra, mas afasta.
A micro-política, no entanto, não é a política. Ela é uma ética.
Isso me diz muito. Deleuze me diz muito.
Ler Deleuze me convence de que posso fazer muito mais e muito melhor recorrendo à micro-política que à política.

Toda terça-feira tem Heranças à Esquerda no Hupomnemata 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”