Pular para o conteúdo principal

Cartas de Lisboa 2: De provérbio em provérbio

Por Felipe Horácio-Castro


O Minho é a terra dos provérbios e, na escola, que na escola se aprende o essencial da cultura popular, todos sempre tinham pérolas do Minho a contar. Era o caso do Eusebiozinho:
“Quem cabritos vende e cabras não tem, certamente fode alguém”.
Com esse provérbio tornou-se o rei da escola, durante a recreação e alhures. Todos ficávamos pensativos, reflexivos, procurando acomodar o provérbio em questão aos fatos da vida e, essencialmente, encontrar alguém que fosse do conhecimento de todos que bem coubesse nele.
“Ah, o padre-mestre Zacarias!”, sugeriu o Andrèzinho.
“E ele por quê?”, perguntei.
“Ora, porque o Zacarias anda sempre com uma garrafa de vinho no sovaco. De onde as tira?”
“Da adega”, alguém respondeu.
“Exato”, continuou o Andrèzinho, “E quem tem as chaves da adega?”
“A leiga Conceição!”, todos constatamos em silêncio de reverência. A leiga Conceição era a beata que supervisionava os serviços da cozinha, uma das muitas voluntárias que atuavam em nossa escola.
Mas o Deusdeth não compreendeu a ligação, e o Andrèzinho precisou ser mais explícito:
“O padre Zacarias não planta vinhos e nem tem a chave da adega, certo?”
“Certo!”
“Portanto, ele não tem cabras, certo?”
“Certo!”
“Mas sempre tem uma garrafa de tinto no sovaco, certo?”
“Certo!”
“Então ele vende cabritos, certo?”
“Certo!”
“Então...”
“Então...?”
“Então ele fode a leiga Conceição para que ela lhe dê vinhos, que ele põe sob o sovaco!”
“O padre Zacarias fode a leiga Conceição?”, murmurou o Deusdeth, impressionado pela revelação.
“Fode!”
Outra vez foi o próprio Deusdeth quem apareceu com um provérbio do Minho:
Ouçam este: Deitar cedo e cedo erguer, só se for para foder”.
Ficou em quinto lugar num concurso que fizemos.
O primeiro lugar foi dado a “Debaixo dos pés se levantam trabalhos, debaixo dos lençóis se levantam caralhos”. Achamos que era muito profundo e meritório, posto que referia o santo dever do trabalho.
Outro provérbio era ameaçador demais e não recebeu votos de ninguém: “Antes de casar vê se tens tesão, de contrário serás cabrão”.
O Deusdeth caiu na besteira de perguntar: “E como sei eu se tenho tesão?”
Ao que o Andrèzinho, de pronto, respondeu: “Só pela tua pergunta eu já tenho a resposta”.
O Deusdeth ficou pensativo.
Outra vez, foi o porteiro do colégio, o Brito, que nos cedeu um sábio provérbio minhoto: “O comer e o foder, são bons para entreter”. E o Andrèzinho perguntou ao Deusdeth: “Que preferes, comer ou foder?”
Deusdeth não sabia que era um teste, e a resposta certa devia ter sido “foder”, ainda que nenhum de nós tivesse já fodido e, assim pudesse comparar. Além do que, tratava-se de um pequeno glutão, o Deusdeth.
“O Andrèzinho vive me persenguindo”, confessou o Deusdeth, para alguns amigos, certa vez. E o porteiro Brito aconselhou: “Homem prevenido, não é fácil ser fodido!”.
Os anos se passaram e o Deusdeth cresceu e se tornou importante. Tornou-se prevenido, sempre tinha uma resposta. Tornou-se político, prefeito no interior, deputado. Emagreceu... Um dia encontrei com ele e tomamos um café juntos no Largo do Areeiro. Lembramos dos velhos tempos e ele segredou-me “Em terra onde a vista a todos falta, quem tem um olho enraba toda a malta”

Comentários

Anônimo disse…
Registrados os provérbios! Vou usá-los na hora certa... rsrsrs.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”