15 maio 2010

O lado obscuro da força

Perdoem-me a reflexão de botequim, mas ela pode ser útil: Penso que todo governo é como a saga cinematográfica Star Wars. Há o lado bom e o lado mal da força. Há bonzinhos que são atraídos pelo lado obscuro da força – ou seja, os que fazem o papel de Anakin Skywalker. Há os heróis que fazem duro aprendizado do uso da força – como Luke Skywalker. Há os vilões caricatos, ainda que terríveis – como Darth Vader. Há os vilões obscuros que parecem heróis (o Imperador) e também os bobos da corte (C3PO), os abnegados (R2D2), os estabanados (Jar Jar Binks), os velhos humanitários (Obi Wan) e os sábios profundos (Yoda).

4 comentários:

Anonymous disse...

Égua da comparação legal!
Mas cadê o Yoda? Cadê o Yoda? Cadê o Yoda? Cadê o Yoda? Cadê o Yoda??? Por que o resto tudinho existe, né.
Posso fazer uma tentativa??? O Jar Jar é ela... Não é ela Fabinho, responde... por favor, é ELA, tenho certeza, a G.! E o Darth Vader é o PH ou o Bob, ou os dois juntos? Ah, vai, responde... Vou pensar melhor e depois arrisco o resto, tá?
Olha, mas legal essa analogia, dá pra gente se divertir bacana; vou até fazer um bolão lá onde eu trabalho. Acho que todo mundo vai querer participar.

Anonymous disse...

Ei professor, boa essa sua comparação. E concordo plenamente com o das 20h43, principalmente na procura do Yoda? onde será que ele se meteu. Daqui de onde nós estamos só vemos trapalhadas. Mas vou aproveitar a brincadeira e fazer também uma tabela por aqui pela secretaria para ver a voitação.
Abraços.

Anonymous disse...

Acredito que o Presidente Lula seja a personificação mais digna do Imperador, dotado de uma incrível capacidade de liderar. Em um dado momento teve a astúcia de compreender o jogo político e o funcionamento do Estado, e se projetar como um grande líder, de adaptar o seu discurso à conjunturas diferentes – do comunista revolucionário ao social democrata diplomático – porém seduzido pelo poder deixou-se tomar pelas forças do mal. Saber conjugar as forças a seu favor não é a mesma coisa que deixar-se dominar por elas (Marinhos, ACM´s, Barbalhos).

Anonymous disse...

Oh das 17h05, mas o Lula é muito mais inteligente, sensível e lindoooooo. O resto é o resto.
E tem mais, do mal mesmo é essa gente de direita, e a de esquerda burra, é claro. Essa esquerda que vive dando tiro no próprio pé.