“Typing Politics: The Role of Blogs in American Politics”, de Richard Davis, é um livro sobre blogs. O assunto é premente, porque o papel dos blogs na formação da opinião pública - e, sobretudo, na influência da política - ainda não é claro para a maioria das pessoas.
Alguns dados do livro: Menos de 10% da população americana acompanha blogs com freqüência. Outros 20% acompanham de vez em quando. Porém , esse grupo é, efetivamente, o grupo decisor principal da sociedade.
Quanto aos blogueiros, seu perfil tem certa homogeneidade: eles são, em geral, mais educados não só que a população em geral, mas, no caso dos blogueiros A-list (os famosões), do que os colunistas da grande imprensa. Além disso, são muito mais interessados por política do que a média da população. Mesmo se o público dos blogs for pequeno, há um poder de influência superior importante a ser considerado.
Os Top 20 dos blogueiros políticos americanos são de quatro profissões: jornalistas, acadêmicos, advogados e ativistas/consultores políticos. Conclusão do livro: Poucas profissões oferecem a flexibilidade de horário para publicar várias vezes ao dia, e o cara que se mete a fazer blog provavelmente é alguém que já gosta o suficiente de trabalhar escrevendo para ter escolhido uma profissão em que escrever é parte da coisa.
Em relação à tese de que os blogs substituirão o jornalismo, a conclusão do livro, como já sabíamos, é de que ela é uma bobagem. Blog não é jornalismo, embora quando feito por jornalistas de verdade ganhe Via o blog Na prática a teoria é outra
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