Pular para o conteúdo principal

Heranças à Esquerda 45

Esquerdas brasileiras 16: O PT 6: Os leninismos do PT: O PCBR e o BS.
Um dos movimentos leninistas mais ativos na luta contra a ditadura fora, nos anos 1970, o PCBR (Partido Comunista Brasileiro Revolucionário). Reprimido duramente, foi dissolvido. Resurgiu no final dos anos 80, reorganizado como a tendência petista Brasil Socialista (BS). Na verdade, em 1986 houve grande especulação na imprensa sobre o reaparecimento do PCBR. Isso se deu após um assalto ocorrido numa agência do Banco do Brasil em Salvador. Por trás do assalto, que lembrava muito a forma de capitalização dos movimentos revolucionários da década anterior, estaria, foi sugerido, antigos líderes do partido, Bruno Maranhão e Antônio Prestes de Paula, que negaram o fato.
O que é verdade é que, por meio desses militantes, o PCBR mantinha ainda ativo, ainda que na clandestinidade, seu referencial teórico e sua formação. Quando entrou no PT, a BS buscou contemporaneizar seu referencial e ganhar densidade no espectro partidário. Fez autocrítica a respeito das teses leninistas e produziu leituras interessantes sobre a tese da necessidade de superar a visão de partido como instrumento exclusivo da classe trabalhadora.
Foi com essa leitura que propôs a constituição de unidades de luta que seriam denominadas Organizações Independentes e Autônomas dos Trabalhadores (OIATs). Elas seriam instrumentos de formação política e sindical, de conscientização social e, também, instrumentos de reivindicação. Enfim, um mecanismo social para fazer a luta pela hegemonia.
A leitura produzida pela BS a respeito da crise do socialismo foi profunda e rica de elementos analíticos, constituindo importante herança á esquerda.
A base dessa leitura está, justamente, na superação da percepção do partido como órgão revolucionário. O que Lênin teria concebido como um momento inicial pós-revolucionário acabou se tornando, por Stalin, uma situação fechada e permissiva. Assim, tanto a URSS quanto as sociedades do leste europeu não teriam sido nem capitalista e nem socialistas, mas sim “em transição”, ou, ainda, “pós revolucionárias de estatismo burocrático”. Um modelo rígido que combinava a burocracia com o partido único. Sua ruptura política e econômica poderia ser vista, portanto, como um avanço da luta pelo socialismo.
Pode-se também perceber um traço marcante da obra de Gramsci na BS. Por exemplo, quando separa claramente o que é governo do que é poder. Por exemplo: da mesma forma como, na URSS, a conquista do poder de estado e a formação de um governo pós-revolucionário não significaram o início de um governo realmente socialista, não é sensato acreditar que a simles conquista da presidência da República, pelo PT, significaria que o partido teria condições históricas de fazer um governo realmente socialista.


Dessa maneira, o programa de governo teria de ser pensado como um programa de transição, como um instrumento capaz de fazer reforças sociais, tão profundas quanto possível, que permitissem o cumprimento dessa etapa. Tudo isso estava presente na tese Socialismo e estratégia apresentada no 1º Congresso do PT, em 1991. A partir desse ano, a BS fez um movimento de fortalecimento hegemônico, procurando agregar forças que resultaram, mais à frente, na construção do NLPT - o Movimento Na Luta, PT!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”