Pular para o conteúdo principal

O impacto das políticas sociais sobre o orçamento das famílias

Outro dia falei aqui sobre o crescimento do gasto público com políticas sociais no Brasil de Lula. Na prática, Lula efetivou conquistas da Constituição de 1988 – não por simples acaso apelidada de Constituição Cidadã –, notadamente em questões referentes à seguridade social (saúde, previdência e assistência social).
Esse gasto, também chamado de gasto social, ou gasto social agregado, alcança 23% do PIB, quase 10 pontos percentuais a mais do verificado em 1985 (13,3%). Isso significa que a cada R$ 4,00 gastos no país, R$ 1,00 encontra-se vinculado diretamente à economia social. E esse valor, na verdade, é muito maior, porque o gasto social, justamente porque incide diretamente sobre uma economia do dia-a-dia e espraiada pelos lugares mais distantes e improváveis, tem um efeito de elasticidade muito grande.
Em síntese, evoluímos muito – o que não quer dizer que evoluímos o suficiente.
De acordo com dados produzidos pelo Ipea, no ano de 2008 os 10% dos brasileiros mais pobres chegavam a ter 25% do seu orçamento familiar provindos de transferências monetárias do poder público – e aqui não me refiro somente ao Bolsa Família e congêneres, mas à soma das despesas públicas previdenciárias. Em 1978, esse percentual era de, somente, 7%.
E essa política não valorizou somente as camadas mais pobres. No topo da pirâmide social, onde ficam os 10% dois brasileiros mais ricos, as transferências monetárias respondiam, em 2008, por 18% do rendimento per capita das famílias, contra 8% em 1978, o que significa um aumento de 2,2 vezes.
O impacto dessa política pode ser sintetizado da seguinte maneira: sem as políticas de transferências previdenciárias e assistências o país teriam 40,5 milhões de pessoas com um rendimento de até 25% do salário mínimo a menos em seu orçamento familiar.
Isso seriam o suficiente para catapultar 21,8 milhões de pessoas para baixo da linha da pobreza.
Isso me parece o suficiente para votar em Dilma.
Aliás, isso faz parecer evidente que Dilma vai ganhar estas eleições.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”