24 setembro 2010

A Cidade Sebastiana no Holofote Virtual 1

Trecho da entrevista que o blog Holofote Virtual, da jornalista Luciana Medeiros, fez comigo, a respeito de "A Cidade Sebastiana".

Holofote Virtual: O livro “A Cidade Sebastiana” acaba de chegar aos pontos de venda em Belém. É resultado de seu trabalho de Mestrado, defendido ainda na década de 90. Da tese ao livro há um hiato de mais de uma década. Por que tanto tempo?
Fábio Castro: Meu trabalho é escrever. Publicar é uma tarefa incômoda, desgastante, cara e que atrapalha muito. Não tenho muita paciência para fazer esse percurso. Mesmo porque, por força dos compromissos acadêmicos e da, por assim dizer, economia da academia, acabamos priorizando a publicação de pesquisas em periódicos especializados, bem como a apresentação dos temas em seminários, colóquios, etc, o que também toma tempo e demanda paciência.
Nesse espaço acadêmico, “A Cidade Sebastiana” já tem uma vida longa e já foi citada em umas três dezenas de artigo e teses. Por outro lado, a publicação em forma de livro e sua disponibilização para o público em geral sempre esteve no meu horizonte. Ocorre que só agora resolvi enfrentar o desafio. Na verdade, estou editando, ao mesmo tempo, três trabalhos. Os outros dois sairão nos próximos meses. Foi uma espécie de esforço concentrado.

Mais aqui.

Nenhum comentário: