24 setembro 2010

Comitê gestor da internet no Brasil inicia processo de escolha democrática dos seus componentes

Está aberto o processo de credenciamento de entidades para o Colégio Eleitoral do Comitê Gestor de Internet. Qualquer entidade da sociedade civil como sindicatos, associações, ONGs, centros e diretórios acadêmicos que tenham CNPJ e documentação em ordem pode fazer parte do colégio eleitoral e ajudar a escolher os representantes do terceiro setor no CGI.br. Será o terceiro processo eleitoral da entidade. serão selecionados onze conselheiros titulares e seus suplentes.
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) é a entidade responsável pela coordenação de todas as iniciativas de serviços Internet do País, convida as entidades de representação da Sociedade Civil a integrarem o colégio eleitoral. O processo de escolha de 2010 teve início mediante publicação de duas portarias no Diário Oficial da União, a Portaria Interministerial nº620/MCT/CC/MC, de 17 de agosto de 2010 e a nº 705/2010 de 10 de setembro de 2010.
O Brasil, tem um modelo de governança da Internet participativo multi-setorial, que tem sido uma referência internacional. Fazer parte do processo eleitoral do CGI.br fortalecerá o modelo brasileiro, em benefício de uma Internet cada vez melhor no país. O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados.
Os onze conselheiros titulares do CGI.br e seus respectivos suplentes escolhidos por eleição na Sociedade Civil serão:
- quatro representantes do setor empresarial,
- quatro representantes do terceiro setor; e
- três representantes da comunidade científica e tecnológica

Para mais informações, acesse: http://www.cgi.br.

Nenhum comentário: