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Dois livros recém lançados discutem mercado cinematográfico no Brasil

Dois livros recentemente lançados, discutem o cinema brasileiro em seus potenciais econômicos. O primeiro deles é "Film Business – O Negócio do Cinema" (Campus Elsevier, 208 pgs. R$55). Foi escrito por três especialistas da área: a produtora Iafa Britz, o diretor geral da Sony Pictures no Brasil Rodrigo Saturnino Braga e Luiz Gonzaga de Luca, com passagens pela Embrafilme e pelo Grupo Severiano Ribeiro.
Iafa narra as desventuras da atividade da produção cinematográfica, com os obstácvulos do planejamento, organização e persistência, além da capacidade de lidar com equipes, as quais chegam, muitas vezes, a 150 pessoas. Rodrigo traça um panorama abrangente da distribuição no Brasil, com uma esclarececora retrospectiva histórica e uma análise fria de conflitos entre distribuidores e exibidores que levaram mais de uma empresa à falência, no passado. Gonzaga de Luca discute aspectos da atividade de exibição nas salas de cinema, sua lógica econômica e a influência de fatores como a meia-entrada, a cota de tela para filmes nacionais e até a venda de pipoca  sobre o negócio. 
O outro livro é "Tudo que você queria saber sobre a comercialização de filmes nacionais, mas não tinha a quem perguntar", de Marta Machado. Ele está organizado na forma de perguntas e respostas e procura responder às dúvidas mais comuns ligadas á distribuição e exibição de filmes de longa-metragem. A autora foi produtora da Otto Desenhos Animados.

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