14 fevereiro 2011

TV pública de Marabá cedida a interesses privados

Reproduzo uma instigante postagem do blog Contraponto e Reflexão a respeito do canal 13, de televisão, de Marabá. Apesar do canal ser uma concessão municipal, é utilizado por interesses privados. Vejam só:
O que foi feito da TV Marabá ( Canal 13) ? Emissora de propriedade da Prefeitura de Marabá que fora instalada no primeiro mandato do prefeito Haroldo Bezerra (1976) para transmitir o sinal da Rede Globo e da TV Tupi. Posteriormente (a partir de 1988) passou a repetir as imagens do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. Ainda nos primeiros anos da década de noventa, a emissora da prefeitura passa os equipamentos e estrutura para então TV Eldorado do Grupo W. Norte. Vale ressaltar que foi a primeira emissora de TV do interior do estado do Pará.
No início do governo Haroldo Bezerra uma CPI foi instalada para apurar os desvios dos equipamentos e irregularidade na concessão para o grupo privado, mas não deu em nada! (Pizza).
Ainda no primeiro mandato do governo Tião Miranda (PTB), a partir da interferência do vereador Leodato MArques (PP) a concessão provi´soria passa para Igreja Evangélica Assembléia de Deus, que instalou a repetidora do Canal da Rede Boas Novas nas intalações da TV Marabá. Antes a Rede Vida (canal 15) também já funcionava no mesmo complexo. E , posteriormente o canal 32 (Rede Canção Nova) ambas da Igreja Católica passa a dividir o espaço.
Como o canal 13 é da prefeitura, bem que poderia implantar a TV CULTURA como forma de democratizar o espaço e tornar a TV MARABÁ um canal acessível a todas as crenças.
----------------------------------------
Atualização as 14:45
Após fazer essa postagem fui fazer uma pesquisa e acabei encontrando uma pequena trajetória da TV Marabá pelo link Wikipédia. Algumas informações que constam lá estão equivocadas com relação ao perído de 1990 -2000.
É importante lembrar: Até hoje a concessão do canal 13 de Marabá continua no nome da Prefeitura Municipal.

Nenhum comentário: