Pular para o conteúdo principal

TV pública de Marabá cedida a interesses privados

Reproduzo uma instigante postagem do blog Contraponto e Reflexão a respeito do canal 13, de televisão, de Marabá. Apesar do canal ser uma concessão municipal, é utilizado por interesses privados. Vejam só:
O que foi feito da TV Marabá ( Canal 13) ? Emissora de propriedade da Prefeitura de Marabá que fora instalada no primeiro mandato do prefeito Haroldo Bezerra (1976) para transmitir o sinal da Rede Globo e da TV Tupi. Posteriormente (a partir de 1988) passou a repetir as imagens do SBT - Sistema Brasileiro de Televisão. Ainda nos primeiros anos da década de noventa, a emissora da prefeitura passa os equipamentos e estrutura para então TV Eldorado do Grupo W. Norte. Vale ressaltar que foi a primeira emissora de TV do interior do estado do Pará.
No início do governo Haroldo Bezerra uma CPI foi instalada para apurar os desvios dos equipamentos e irregularidade na concessão para o grupo privado, mas não deu em nada! (Pizza).
Ainda no primeiro mandato do governo Tião Miranda (PTB), a partir da interferência do vereador Leodato MArques (PP) a concessão provi´soria passa para Igreja Evangélica Assembléia de Deus, que instalou a repetidora do Canal da Rede Boas Novas nas intalações da TV Marabá. Antes a Rede Vida (canal 15) também já funcionava no mesmo complexo. E , posteriormente o canal 32 (Rede Canção Nova) ambas da Igreja Católica passa a dividir o espaço.
Como o canal 13 é da prefeitura, bem que poderia implantar a TV CULTURA como forma de democratizar o espaço e tornar a TV MARABÁ um canal acessível a todas as crenças.
----------------------------------------
Atualização as 14:45
Após fazer essa postagem fui fazer uma pesquisa e acabei encontrando uma pequena trajetória da TV Marabá pelo link Wikipédia. Algumas informações que constam lá estão equivocadas com relação ao perído de 1990 -2000.
É importante lembrar: Até hoje a concessão do canal 13 de Marabá continua no nome da Prefeitura Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”