Pular para o conteúdo principal

Crise da Alepa chegou ao governo

A exoneração de Sérgio Duboc trouxe o escândalo da Alepa para o gabinete do Governador. Duboc, o superintende do Detran envolvido, não mais em um, como se descobriu, mas em vários escândalos da Alepa - das fraudes no comissionamento de funcionários aos fantasmas, aos desvios, aos tickets alimentação e aos contratos com a Crok Tapioca pode ter caído, mas deixa no governo a marca da sua presença.

Mesmo porque, como se noticiou, foi exonerado a seu pedido. Não foi demitido. Deveria tê-lo sido, se o governo quisesse se apartar do caso, mas não foi. Saiu à pedido e depois de vários dias de desgaste. 

Aos cento e poucos dias, é o terceiro membro do governo a cair, todos envolvidos em escândalos. 

Até agora é a primeira marca do governo Jatene: a equipe precária, envolvida em casos de corupção e abuso de poder.

***

A Câmara Federal está de olho na Alepa. Seu presidente, o deputado Marco Maia, do PT, assinou ontem a tarde o ato que autoriza a criação da comissão externa que irá acompanhar as investigações sobre os fatos e as circunstâncias que envolvem os desvios de recursos públicos ocorridos na casa.
A comissão será formada pelo deputado federal Cláudio Puty (PT/PA), autor do requerimento, e pelos deputados Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), Francisco Praciano (PT-AM) e Jean Wyllys (Psol/RJ).
***
Se persistir o erro de não instituir a CPI para apurar o caso, erro da dobradinha PSDB-PMDB, o escândalo tende a ganhar mais visibilidade ainda. Visibilidade nacional.
A bola está, para todos os efeitos, com o Governador Simão Jatene (PSDB): não adianta dizer que é à favor da CPI. Se os deputados da sua base não endossarem o pedido, fica evidente que a palavra do governador Jatene (PSDB) é uma mera encenação política.
***
A queda de Duboc significa que o senador Mário Couto (PSDB) caiu de joelhos ao chão. É uma meia queda, que lhe tira parte da empáfia. Não apenas porque perdeu espaço no governo de Jatene (PSDB), Mas porque, na busca feita no escritório de Duboc, foram encontrados documentos que cabalizam a ligação entre os dois, também, no escândalo do Tapiocouto, de 2006, quando a Alepa comprou uma quantidade de tapioca suficiente para aterrar a todos os canais de Belém.
***
Enquanto isso, governo e Alepa ficam parados: tudo gira em torno da CPI. Berros, medo, ameaças, pânico, crise, pavor. Um governo em crise. Apoplético. Reuniões de tremer paredes. Murros na mesa, vozeirões.
***
Para terminar, só uma pergunta, ao leitor do blog: e seu deputado? Já assinou o pedido da CPI?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”