Pular para o conteúdo principal

A mesquinhez do jornalismo: o factóide sobre a inelegibilidade de Ana Júlia

Uma notícia foi produzida para o fim de semana: a de que o TRE tornara a ex-Governadora Ana Júlia, bem como Anivaldo Vale, candidato a vice-governador, em sua chapa, nas eleições de 2010, inelegíveis.

Produzida é a palavra certa, pois a notícia não era verdadeira. Era mais um factóide, um fato conscientemente alterado, uma inverdade, uma mentira, explorada pela imprensa para gerar um impacto com objetivo eleitoral, político e econômico.

O TRE, conforme nota divulgada pelo advogado da ex-Governadora, João Batista Vieira dos Anjos, lhe aplicara, em verdade, uma multa. E multa não é a mesma coisa que " inelegível".

Mas o coro dos jornalistas alinhados com os opositores da ex-Governadora rapidamente fizeram seu estardalhaço a respeito.

Meu vizinho comentou comigo: "É a festa das hienas!".

Em verdade, é o padrão de jornalismo mais recorrente que se tem feito no Pará: o jornalismo do interesse partidário. Em alguns casos, do interesse ideológico. Sim, porque para alguns, que simplesmente não gostam do PT, nem vale à pena checar os fatos, se a notícia for " negativa" para o PT.

Achei engraçado quando li, hoje, alguns deles dando suas explicações. Forjando desculpas, vociferando insultos para encobrir seus erros e suas omissões. Um deles comete a indelicadeza de chamar a ex-governadora de Ex-Excelência. Desrespeitoso, não? Sim, e mesquinho também.

Estratégias retóricas para desviar a atenção da mancada cometida e salvar reputações. Que jornalismo precário! Feito de omissão e ignorância.

Comentários

Anônimo disse…
Jornalismo de interesse partidário também é o que o senhor faz aqui neste blog. Como pesquisador em Comunicação e defensor da ética jornalística, me parece uma atitude contraditória. Da grande imprensa podemos esperar isso, já que é regida por interesses comerciais e políticos. Mas de um estudioso? A decepção é muito maior.
hupomnemata disse…
Discordo. Deixo claro que este blog é de opinião - não de jornalismo - e tento fazer com que minha opinião seja sempre clara e coerente. Ela tem visão de mundo, tem partido e tem ética. Erros cometo, certamente, mas procuro corrigí-los e me submeto à opinião pública para poder debater com ela e para participar da sua construção. Aqui não há notícias falsas. Não produzo factóides. Produzo crítica e sei fazer autocrítica. Já a fiz inúmeras vezes. O compromisso que tenho neste blog é o de lera realidade e os fatos a partir do ponto de vista que, sem meias-palavras, enuncio. Meu lugar de fala é claro. E isso é muito diferente dos jornalismo que menciono no post.
Laura Maria Carvalho Brito disse…
A posição do professor Fábio é inequívoca. O anônimo aí de cima é que está tentando distorcer os fatos. Por que um intelectal não pode ter posição? Por que não pode ter partido? Para ser intelectual precisa pairar acima do bem e do mal? Essa imagem de intelectual apolítico e "independente" é o supra-sumo do cinismo, da hipocrisia e da mesquinhez que o professor Fábio Castro denuncia. Para ser intelectual, então, tem que ser apático? Tem que concordar com a maioria? Sei muito bem que a academia atual tende a ser quieta e omissa em relação às questões sociais, e percebo que é esse o papel que o anônimo aí de cima está cobrando a ele, mas esse não é o papel do Fábio. Vamos botar as coisas no seu lugar, ok?
Anônimo disse…
O Caro frustrado lá de cima, o anônimo, não se identifica, né? pelo menos usa um pseudônimo cara.
Luísa.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”