27 setembro 2011

Mestrado em Comunicação da UFPA lança Edital para nova seleção

O Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará disponibilizou edital para seleção de nova turma, com início das aulas em março de 2012. São ofertadas oito vagas, quatro para cada linha de pesquisa do Programa, Mídia e Cultura na Amazônia e Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia. 

A proposta global é enfocar questões amazônicas em sua relação com o campo da Comunicação. Na linha de pesquisa Mídia e Cultura na Amazônia, a finalidade é estudar os processos interpretativos da mídia em sua relação com as identidades culturais, as redes sociais, a memória e o imaginário no contexto da realidade regional, enquanto na linha Estratégias de Comunicação Midiática na Amazônia busca-se observar os processos midiáticos como constituição de sentido, em suas diversas instâncias e formas, na região. 

Os interessados em concorrer que não possuírem certificação em língua estrangeira nos casos previstos no edital deverão primeiro se submeter ao Exame de Proficiência em Leitura em Línguas Estrangeiras (Profile) da UFPA. Essa etapa é eliminatória, assim como todas as outras fases do processo seletivo. 

Os prováveis candidatos devem ficar atentos aos prazos do calendário de seleção. A inscrição ao exame do Profile fica aberta até 14 de outubro e a prova acontecerá logo em seguida, no dia 21. Já as inscrições para o processo seletivo do PPGCOM ficarão abertas de 25 de outubro a seis de dezembro e podem ser feitas na secretaria do Programa, no prédio do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), em frente ao Ginásio de Esportes no campus básico da UFPA. Para informações, o telefone é 3201-7526 e o e-mail é poscomunicacaoufpa@gmail.com

Além da certificação em língua estrangeira, as demais fases do processo se constituem em avaliação do anteprojeto de pesquisa, do currículo Lattes, da prova escrita e da entrevista e defesa do projeto. O resultado final será divulgado em nove de janeiro de 2012. 

As informações sobre o Profile estão disponíveis aqui e o edital do PPGCOM pode ser baixado aqui.

Nenhum comentário: