31 outubro 2011

Os oligopólios e monopólios são o entrave à liberdade de imprensa

Na última semana, durante a realização do seminário Liberdade de Imprensa e Poder Judiciário, promovido pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o presidente da Ajuris, João Ricardo dos Santos Costa foi enfático ao criticar o sistema de comunicação brasileiro e a grande imprensa. O site Sul21 entrevistou-o sobre o tema e também sobre outras polêmicas que envolvem o poder judiciário no Rio Grande do Sul e no Brasil.

Segue um excerto:

Sul21 – O senhor afirma que os monopólios e oligopólios são uma ameaça à liberdade de imprensa e de expressão. Mas a Justiça não poderia fazer mais para limitar a formação de monopólios no setor da comunicação?

João Ricardo – Eu concordo contigo. Não sou eu que digo que os oligopólios e monopólios são o entrave à liberdade de imprensa. São todos aqueles que se debruçam e criticam hoje a falta de democratização da informação no mundo inteiro. Entre estes críticos existem jornalistas, sociólogos, etc. Eles fazem uma crítica de que a informação pasteurizada que é levada para a sociedade tem muito a ver com interesses comerciais das empresas. Os mesmos donos de televisão são donos de rádios, enfim. Grandes pensadores contemporâneos fazem esta crítica há tempos.

Leia a íntegra no Contexto Livre e no Sul21

Nenhum comentário: