Pular para o conteúdo principal

Sobre as campanhas do Sim e do Não 1

O que tenho achado das campanhas do Sim e do Não, a respeito da divisão do Pará? Que cumprem seu dever, com competência, cada uma a seu modo – embora o Sim como mais eficiência que o Não. Suas estratégias são claras:

  • Ambas se concentram na área do “Pará remanescente”, porque é aí que será decidida a questão; 
  • A campanha do Não adota uma perspectiva de ativação e reforço de uma tendência de voto centrada no tom emotivo; 
  • A campanha do Sim adota uma perspectiva de reversão de tendência de voto centrada num tom racional; 
  • O Não peca pelo exagero emotivo; 
  • O Sim peca pelo exagero racional;
  • O Não deveria apresentar argumentos mais consistentes, porque a emoção tende sempre ao esgotamento;
  • E, também, porque as pessoas precisam, sobretudo – e sempre – de argumentos para justificar sua intenção de voto; 
  • O Sim deveria abandonar seus percursos de racionalização tão complexos, que começam sempre com uma paradoxal afirmação do Não; 
  • E, também, deveria deixar de repetir a palavra Não  tantas vezes.

Comentários

Fábio,
A chamada do Não ("NÃO E NÃO!") soa arrogância e, como vc disse, apela ao emocional, sem questionar o porquê não se deve dividir. O fato da pergunta ser "Dividir..." já influenciou desde o início a campanha para o sentimento de perda. Penso que para os separatistas, a melhor perguntar deveria iniciar como "Criação...".
Adelina Braglia disse…
Caro Fábio:

a campanha do NÃO nasceu amarrada à negativa e isso, por si só, já é difícil. Ou seja, o TSE impediu os defensores da unidade do estado de fazerem uma belíssima campanha propositiva, que, pela lógica, é difícil ser assim a partir de um NÃO.

Ò TSE permitiu somente as frentes contra o Tapajós e contra Carajás - e as favoráveis a eles - deixando-nos a "ver navios", que aliás passam aos montes na baía de São Luiz, levando o Pará inteiro aos pedaços! Ou, às toneladas.

Quanto à campanha do NÃO, o racionalismo está centrado na mentira. Mentir, mentir e mentir, pra ver se vira verdade. E, a cada inserção, salta pra cima da gente um cinismo assustador!

Quanto aos dados do FPE, o novo estudo do IDESP - que deveria ser divulgado sexta-feira passada e não o foi porque decidimos aguardar os primeiros resultados divulgados pelo CENSO 2010, hoje, já que tivéramos um pequeno problema de edição - trata disto com seriedade e desmonta a armadilha do "todos vão ganhar". Está saindo logo, logo.

Abração.

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”