23 dezembro 2011

A gestão do Sistema Nacional de Cultura

Está em fase final o processo de seleção e contratação de 17 consultores que vão assessorar os municípios de todo o país na implantação de seus sistemas e planos de cultura. Eles serão contratados pelo Ministério da Cultura, através parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), para a assessorar municípios no processo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

O MinC destaca, desde a gestão Gil, a importância da gestão democrática e compartilhada entre o governo federal, estados e municípios na implantação das políticas públicas, especificamente na ação do SNC.

Gostaria de ter uma informação clara sobre como a Secretaria de Cultura do Pará pretende atuar, juntamente com o MinC, na gestão do SNC no estado. O Pará não pode se afastar desse processo, como era a tendência, antes do Governo Ana Júlia. É preciso que a Secult rompa seu isolamento e aceita trabalhar junto com o ministério. Lembremos que os municípios precisam de assistência, e que apoio e recursos não se recusa.

Nenhum comentário: