Pular para o conteúdo principal

Vamos comprar a Capela Pombo





































Vamos comprar essa idéia?


Amigos blogueiros,

No dia do Aniversário de Belém, o Fórum Landi da UFPA lançou uma campanha para arrecadação de recursos chamada crowdfunding, muito comum hoje em dia na web, na qual os interessados financiam uma dada iniciativa.

No dia do seu lançamento, a campanha foi muito badalada e debatida nas redes sociais, mas agora a coisa esfriou.

Sabemos que o valor pedido pelo proprietário para a compra da capela Pombo é exorbitante, dificilmente alguém ou alguma empresa estará disposta a pagar esse valor por um bem tombado e que não pode ter outra utilização. Porém, reconhecemos que o proprietário deve receber justa contrapartida monetária. Entendemos também que, tratando-se de um bem, patrimônio da cultura nacional atribuído a Landi, a responsabilidade pela sua conservação e manutenção deve ser da sociedade e do Estado.

O objetivo da campanha é, portanto, criar uma nova consciência e responsabilidade da cidadania por seu patrimônio cultural e estimular essa boa prática, tão difundida alhures, do pequeno mecenato.

Essa mobilização também fortalece o Fórum Landi da UFPA e o legitima para novos pleitos, pois há muito a fazer. Entendemos que crowdfunding terá, neste caso em que o valor é muito alto, um milhão de reais, um significado simbólico, mas que ajuda a animar a rede de solidariedade e de interesse pelos temas da cidade. Comprar o imóvel é um passo fundamental, mas não basta comprá-lo, será preciso restaurá-lo e mantê-lo. O Fórum Landi da UFPA, com a legitimação da comunidade, pode pleitear junto aos órgãos federais recursos para o restauro e a conservação do bem.
Peço o apoio de todos os blogueiros que queiram participar dessa campanha, que reproduzam esse cartaz e o link [http://www.eupatrocino.com.br/projetos/12], para que continuem as doações e que possamos atingir esse objetivo. É fundamental exibir o link acima em lugar visível, para que os seus leitores possam acessá-lo. O link do cartaz é apenas ilustrativo.

Flávio Nassar
Blogueiro e Coordenador do Fórum Landi

P.S.: Para doar é um pouco trabalhoso, tem que primeiro se cadastrar e depois fazer a doação, mas o processo é absolutamente seguro, o desconto no cartão só se efetua após confirmação telefônica. Se o projeto não atingir seu objetivo, o dinheiro será devolvido, via cartão ou conta bancária, dependendo de como foi feita a contribuição.
Se você já quiser experimentar, clique aqui.
Este é o link do endereço do crowdfunding para quem quiser reproduzir junto com o cartaz.
http://www.eupatrocino.com.br/projetos/12

Comentários

Obrigado Fábio.
Não comentaste o email sobre o Goran Therbon.

Postagens mais visitadas deste blog

Solicitei meu descredenciamento do Ppgcom

Tomei ontem, junto com a professora Alda Costa, uma decisão difícil, mas necessária: solicitar nosso descredenciamento do Programa de pós-graduação em comunicação da UFPA. Há coisas que não são negociáveis, em nome do bom senso, do respeito e da ética. Para usar a expressão de Kant, tenho meus "imperativos categóricos". Não negocio com o absurdo. Reproduzo abaixo, para quem quiser ler o documento em que exponho minhas razões: Utilizamo-nos deste para informar, ao colegiado do Ppgcom, que declinamos da nossa eleição para coordená-lo. Ato contínuo, solicitamos nosso imediato descredenciamento do programa.     Se aceitamos ocupar a coordenação do programa foi para criar uma alternativa ao autoritarismo do projeto que lá está. Oferecemos nosso nome para coordená-lo com o objetivo de reverter a situação de hostilidade em relação à Faculdade de Comunicação e para estabelecer patamares de cooperação, por meio de trabalhos integrados, em grupos e projetos de pesquisa, capazes de...

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de...

Genocídio Yanomami: Bolsonaro não pode escapar

O mundo está estarrecido com com o genocídio Yanomami. As imagens chocantes atravessam o planeta e atestam o que todos já sabiam: houve genocídio. E não há como Jair Bolsonaro não ser imputado por esse crime.  Dados obtidos pela plataforma SUMAÚMA  mostram que, durante o governo Bolsonaro, o número de mortes de crianças com menos de 5 anos por causas evitáveis aumentou 29% no território Yanomami. Foram 570 crianças mortas, em 4 anos, por doenças que têm tratamento. E isso pode não ser tudo, porque o conjunto das terras indígenas em território brasileiro sofreu, ainda de acordo com o Suamúma, um verdadeiro apagão estatístico durante o governo de extrema direita.  O legado de Bolsonaro é um dos mais aviltantes da história do Brasil. Não é de hoje que as terras Yanomami, onde vivem quase 30 mil pessoas indígenas, são agredidas pela especulação do garimpo ilegal, da pecuária ou da cultura do arroz, mas nunca se viu um apoio tão grande do Estado brasileiro a essas atividades....