18 abril 2012

Eleições na França 17: Os candidatos: François Hollande


Hollande, militante do Partido Socialista, participou do governo Mitterand em 1981, aos 26 anos. Nesse mesmo ano enfrentou Jacques Chirac, pelos socialistas, nas eleições legislativas, disputando o distrito de Corrèze, uma eleição perdida de partida, mas que se tornou importante, para Hollande, em termos de visibilidade e de experiência.
Mais tarde conheceu profundamente a estrutura do Estado francês, como conelheiro de Lionel Jospin, líder dos socialistas, nos cinco anos em que este foi Primeiro Ministro.
Dentre seus mentores está Jacques Delors, um socialista histórico, pai de uma das rivais de Hollande na disputa pela indicação socialista, Martine Aubry. Até as presidenciais de 1995, disputadas, pelos socialistas, com Lionel Jospin, Hollande presidia o clube deloriste "Témoin" (Testemunho) e defendia a candidatura do mestre. Quando este renunciou à pretensão presidencial, deixando lugar a Jospin, Hollande se tornou um dos principais colaboradores deste e, também, seu porta-voz.
A partir de 1995 passou a ocupar o importante posto de presidente do PS, no qual permaneceu por onze anos. Sua indicação, como candidato do PS, foi extremamente disputada. Uma das concorrentes era sua ex-mulher – e candidata pelo partido nas eleições de 2007 – Ségolene Royal.

Nenhum comentário: