29 abril 2012

Fotografias coloridas do começo do século XX


As fotografias coloridas começaram a se popularizar comercialmente nos anos 1950 e 1960, com a inserção dos filmes produzidos pela Polaroid, mas a tecnologia em filme existe desde os anos 1930 – há, por exemplo, registros em cores da vida íntima de Hitler neste período. Entretanto, existem fotografias coloridas, de maior ou menor qualidade, desde 1855, através de métodos desenvolvidos por fotógrafos pioneiros, Entre eles está Sergey Prokudin-Gorskii, químico apaixonado por fotografias, que desenvolveu uma engenhosa técnica para fotografar em cores a Rússia do começo do século XX.




Esta técnica consistia em registrar a mesma cena com três filtros: um vermelho, um verde e um azul. A sobreposição das fotos criava uma imagem complexa a cores. Depois os registros eram unidos e iluminados com frequências de luz diferentes e projetados. Gorskii não dispunha de um método de impressão ou revelação para levar suas fotografias ao papel.


O trabalho  de Gorskii chamou a atenção do czar russo Nicolau II, que o contratou para percorrer todo o império documentando a grandeza e a diversidade da nação. Gorsky se entregou a este projeto de 1909 a 1915, documentando o dia a dia do Império Russo, que estava na iminência da dissolução por causa da Revolução de Todo o material de Gorskii foi comprado em 1948, de seus herdeiros, pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.  Armazenadas por décadas, apenas algumas fotografias foram aproveitadas e impressas ao longo dos anos, dada a complexidade de se combinar os originais para impressão colorida. Em 2001 ela organiza uma exposição "O Império que foi a Rússia" e para essa ocasião realizou-se a cópia digital das suas imagens a partir dos três originais monocromáticos de cada foto.http://sechtl-vosecek.ucw.cz

Via Blog do Nassif.

Nenhum comentário: