22 maio 2012

Uma estação de metrô fantasma e o marketing cinematográfico



Paris tem algumas estações de metrô desativadas. São as estações fantasmas. Os trens as atravessam, mas não param. No entanto, vê-se os vultos das plataformas, ainda com publicidades antigas, placas de outros tempos, bancos, azulejos e objetos de ferro. Uma dessas estações é Saint Martin, fechada no dia 2 de setembro de 1939, ou seja, quando a Segunda Guerra estava começando. Ela foi fechada para ser transformada num abrigo anti-bombas, e nunca mais aberta.

Saint Martin fica a apenas cem metro de outra estação, Strasbourg-St Denis. Não há, portanto, muito sentido em que volte a funcionar.

Porém, de outra forma, ela voltou a funcionar. Está sendo usada na operação de marketing do lançamento do filme Prometeus. Uma cabeça gigante, com três metros de altura, foi colocada na plataforma, juntamente com vários objetos cênicos do filme e, ainda, vinte telas LED imitando estrelas.

O trem não para na estação e nem, tampouco, diminui a velocidade, mas o impacto deve ser forte, imagino, principalmente para quem não está sabendo da operação.






Nenhum comentário: