29 agosto 2012

Convite: Bate-papo com o Professor Alexandre Barbalho sobre Política Cultural e Política de Comunicação


Convite
Bate-papo com o Professor Alexandre Barbalho
31 de agosto de 2012
(sexta-feira – 17h – na sala 6 do PPGCOM – Mestrado em Comunicação,
Prédio do Instituto de Letras e Comunicação – UFPA)

Alexandre Almeida Barbalho é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas e é professor do curso de História e do PPG em Políticas Públicas da Universidade do Estado do Ceará e, também, do PPG em Comunicação da Universidade Federal do Ceará. É pesquisador na área das Políticas de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, contracultura e cultura brasileira.
No Bate-papo, Alexandre contará um pouco de sua experiência de docência e pesquisa e discutirá conosco sobre os caminhos das políticas de cultura e de comunicação no Brasil e no mundo.


Resumo do CV Lattes de Alexandre Barbalho
Possui licenciatura em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE- 1990), bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC- 1993), mestrado em Sociologia pela UFC (1997) e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA-2004). É professor adjunto do curso de História e do PPG em Políticas Públicas da UECE e do PPG em Comunicação da UFC. Tem experiências nas áreas de Comunicação e Cultura, com ênfase em Políticas de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: política cultural, cultura, estado, mídia, minorias, contracultura e cultura brasileira. É autor de: Relações entre Estado e cultura no Brasil (Unijuí, 1998); Cultura e imprensa alternativa (UECE, 2000); Lívio Xavier. Cultura e política (A Casa, 2003), A modernização da cultura (UFC, 2005), Textos Nômades: Política, cultura e mídia (CCBNB, 2008). É organizador de Brasil, brasis: Identidades, cultura e mídia (Fund. Demócrito Rocha, 2008) e co-organizador de: Letras ao sol. Antologia comentada da literatura cearense (com Oswald Barroso - Fund. Demócrito Rocha, 1998), Comunicação e cultura das minorias (com Raquel Paiva - Paulus, 2005); Políticas Culturais no Brasil (com Albino Rubim - UFBA, 2007); Comunicacão para a cidadania: Questões teóricas e metodológicas (com Bruno Fuser e Denise Cogo - Intercom, 2010) e Comunicacão e cidadania: Questões contemporâneas (com Bruno Fuser e Denise Cogo - Fund. Demócrito Rocha, 2011).

Nenhum comentário: