21 maio 2013

Tecnologias digitais e autorrepresentações em favelas


Nesta sexta-feira, 15h, acontece em São Paulo a palestra “Tecnologias digitais e autorrepresentações em favelas”, proferida pela prof. Tor Holmes.
A palestra discutirá o uso de blogs e outras plataformas na internet por moradores de uma favela no Rio de Janeiro para criar e divulgar representações do lugar onde vivem. Trata-se de um processo de "afirmação territorial" que enfatiza a favela como parte da cidade. A fala terá como base uma pesquisa de inspiração etnográfica feita entre 2008 e 2011. O uso de tecnologias digitais para dar significado ao espaço urbano se insere no contexto atual de visibilidade crescente da periferia das grandes cidades brasileiras.
Tori Holmes é professora de Estudos Brasileiros na Queen's University Belfast, na Irlanda do Norte (Reino Unido), onde leciona e pesquisa cultura digital, cultura visual e representação urbana no Brasil. Formada originalmente em Letras pela Universidade de Cambridge, é doutora em Estudos Latino-americanos pela Universidade de Liverpool e mestre em Estudos Latino-americanas pela Universidade de Londres. Morou e trabalhou vários anos no Rio de Janeiro como pesquisadora e consultora. Começa no momento um projeto de pesquisa sobre o uso das tecnologias digitais na representação da cidade no Brasil.
A sessão é gratuita e ocorre no Auditório do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP, na Cidade Universitária de São Paulo.

Nenhum comentário: