24 julho 2013

Chamada de artigos para a RUA - Revista Universitária do Audiovisual

A RUA - Revista Universitária do Audiovisual – abriu a chamada para seu próximo número, que trará o dossier “Questões de Gênero e Sexualidade no Cinema e Audiovisual”.
Resumo da proposta: 
A ideia de “gênero” está relacionada a um conjunto de construções sociais que compreende os seres humanos a partir de orientações várias da sexualidade. Para o conhecimento sobre tais questões, ao longo do século XX, os movimentos feministas contribuíram enormemente com reflexões abrangentes em diversos campos, inclusive, a partir da década de 1970, com a construção de uma teoria relacionada ao cinema e audiovisual. 
Atualmente, como se sabe, filmes, programas de TV, conteúdo na internet, há uma vasta produção que destaca a sexualidade como um aspecto fundamental dos sujeitos e das sociedades, com possibilidades que variam em termos de sistemas de produção, produtores, autores, movimentos, estéticas, formas de distribuição e recepção e também dos gêneros no sentido de proposições audiovisuais. 
Desse modo, desde a teoria feminista, outras vertentes teóricas têm investido na reflexão sobre o tema em pauta, como é o caso da teoria queer e a do pós-gênero (que abordam a transexualidade, o travestismo, a orientação sexual e a identidade de gênero como qualidades que vão além das características biológicas de cada indivíduo), assim como de outras abordagens teóricas nas quais as implicações de gênero e sexualidade ganham proeminência, tais como os estudos culturais, entre outros.

O prazo final para a o envio dos textos é 05 de agosto. Os textos devem ser remetidos para o endereço rua@ufscar.br, com o assunto “Questões de Gênero e Sexualidade no Cinema e Audiovisual”, com e-mail aos cuidados de Melina Dantas (Editora Responsável). O Dossiê será publicado na RUA na edição nº 64 (em 15 de setembro de 2013).

Nenhum comentário: