Pular para o conteúdo principal

Política cultural não é politicagem cultural

Uma declaração do secretário especial de promoção social do Governo do Pará, Alex Fiúza de Mello, a respeito do movimento Chega! – que reúne artistas paraenses num imenso protesto contra a política cultural do PSDB e à atitude elitista do secretário de cultura, Paulo Chaves Fernandes – provocou uma reflexão coletiva importante durante todo o dia de hoje.
A declaração diz respeito à ideia de que o movimento é "manipulado por certas correntes políticas". A reflexão construída, nas redes sociais, é sobre o fato de que os artistas e produtores culturais paraenses não estão reunidos em torno de bandeiras partidárias, mas sim em torno de causas públicas relacionadas à cultura.
Como disse antes, o movimento Chega! merece ser saudado como uma mobilização da sociedade civil em torno de causas políticas maiores, e não em torno de interesses eleitorais ou partidários.
E isso faz toda a diferença.
Penso que todas as políticas públicas possuem uma dimensão suprapartidária e como tal devem ser pensadas, inclusive pelos partidos, pelos políticos e pela militância dos partidos.
Isso não quer dizer que a causa cultural, ou qualquer outra causa, seja apartidária, mas, simplesmente, que é preciso dialogar para além das caixinhas de interesses localizados.
O partido político, conquanto possua mecanismos internos que permitam o debate verdadeiro, é um grande instrumento de construção e transformação da sociedade, mas ele não é maior que a realidade e que a complexidade da formação social.
É aqui que entra a importância da organização da sociedade civil, por meio dos movimentos sociais, dos movimentos de categorias, dos sindicatos e das organizações.
São construções que permitem o diálogo, a preservação da memória das reivindicações do passado e a construção de “longa duração”, que nos permite irmos além dos governos e dos momentos e pensarmos na sociedade como algo que inicia antes de nossos umbigos e que continua além de nós.
Pensemos na cultura, por exemplo: a política cultural, enquanto política de Estado, precisa ter continuidade do que é considerado importante pelo debate público e precisa ter mecanismos de correção dos erros, dos enganos e dos falsos passos que, evidentemente, estão presentes em toda caminhada política.
Está na hora de pensar em políticas públicas como conquistas duradouras, para que o que seja importante possa ser continuado e o que esteja errado possa ser corrigido.
Portanto, o secretário especial do Governo Jatene, Alex Fiúza de Mello – meu colega de UFPA e com quem tenho o privilégio de, há vários anos, discutir sobre assuntos de interesse público – não está certo em afirmar que o movimento é "manipulado por certas correntes políticas".
Isso não é verdade.
Eu, que sou filiado ao PT – e que procuro não me omitir na hora de contribuir com a construção coletiva desse partido, fazendo a crítica de suas ações e mesmo a autocrítica das minhas próprias ações nesse coletivo – me sinto inteiramente à vontade para apoiar o movimento Chega! E para contribuir para construir um debate sobre a “longa duração”.
A política cultura deve ser vista como política de Estado.
Os governos passam, o Pará não. O Pará continua.
É por isso que, independentemente de filiações partidárias ou de não filiações partidárias precisamos construir o debate coletivo, o debate público. Construir pautas, reflexões, propostas que possam ter “longa duração” na nossa vida comum, porque a sociedade é variada, múltipla e complexa. Dentro dela há espaço para todos, conquanto preservemos o bom senso e humildade para reconhecer os erros e acertos que são comuns a todos.
Vida longa, “longa duração”, ao Chega!
Que ele possa expurgar o que é o mal, o que é o torpe e mesquinho. Que ele possa expurgar essa visão de mundo elitista e politiqueira que assola nossa políticas de Estado na área cultural.
Que ele possa produzir construções coletivas que pautem as futuras gestões da política cultural no Pará.

“Longa duração”, ao Chega! “Longa duração” à cultura e ao Estado paraense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”