08 setembro 2014

Ppgcom: Natureza, Cultura e Sociedade na Amazônia

Superados os impasses no Ppgcom, manhã inicio meu curso no mestrado em Comunicação da UFPA. Chama-se "Estudo de temas amazônicos: Natureza, Cultura e Sociedade na Amazônia". 

Na primeira aula discutiremos "A formação econômico-social da Amazônia". Começaremos pensando na problemática de colocar o contexto sócio-econômico-cultural na pesquisa em Comunicação. Em seguida elegeremos um ponto de partida para nossa observação: a noção de formação econômico-social, o conceito marxista trabalhado por múltiplos autores, sob diversas perspectivas. Discutiremos os elementos de uma via dialética e a perspectiva de uma via hermenêutica para pensar a FES, metodologicamente, e a FES da Amazônia, em particular.

Pensaremos nos macroprocessos históricos que envolvem a região, e, também, nos silêncios, nos não-ditos e nos entre-ditos da história: os microprocessos, micropoderes, micropolíticas e microdisputas da FES.

Para os alunos matriculados e os ouvintes: o curso ocorre todas as terças-feiras, de 14h30 às 17h30, na sala 6 do Ppgcom, Instituto de Letras e Comunicação, UFPA.

Nenhum comentário: