08 março 2015

Aula Inaugural do ano letivo do mestrado em Comunicação e da Faculdade em Comunicação da UFPA


Este ano resolver fazer diferente: a Aula Inaugural do ano letivo do Mestrado em Comunicação e da Faculdade de Comunicação da UFPA será conjunta. E teremos uma bateria de discussões sobre temas que consideramos fundamentais num momento da história do país no qual é preciso pensar e repensar o papel do meios de comunicação como instrumentos de fabricação de consensos de poder e de manipulação da opinião pública.

Assim, temos o prazer de convidar a todos para a Aula Inaugural conjunta do curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (Ppgcom/UFPA), sobre o tema “Liberdade de expressão no mundo contemporâneo”, evento que abre a Semana do Calouro de Comunicação 2015. A aula inaugural, que acontece na próxima segunda-feira, dia 09, às 9 horas do auditório do Instituto de Letras e Comunicação, será proferida conjuntamente, pelo professor Fábio Fonseca de Castro, da Faculdade de Comunicação e coordenador do Ppgcom, e pela professora Marise Morbach, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPA (Ppgcp).

O atentado ao jornal francês Charlie Hebdo no início deste ano, que resultou na morte de doze pessoas, o escândalo internacional do banco HSBC, a intensa polarização ideológica na postura editorial dos meios de comunicação, entre outros fatos, põem em xeque os limites éticos da liberdade de expressão na atualidade. Quais as grandes questões que envolvem o tema da liberdade de expressão no mundo contemporâneo? Qual o papel dos profissionais de comunicação nesse cenário? Para onde caminha a democracia no início deste século? São alguns dos eixos temáticos da aula inaugural.

A Semana do Calouro de Comunicação Social 2015 dará as boas vindas aos novos alunos com uma programação especial, tratando de temas que envolvem interesses do curso, da universidade e do mundo. As mesas, oficinas, minicursos e rodas de conversa que integram a programação da semana põem em pauta tanto a liberdade de expressão, como o ciberativismo e a cibercultura, o mercado de trabalho, as diversas linguagens da comunicação, mas também voltam-se a refletir  sobre o significado do regime militar pós 64 na vida da Universidade Federal do Pará.

Em relação a este último tema, haverá, na terça-feira (10/03), às 9 horas, também no auditório do ILC, uma manhã totalmente dedicada a discutir a “Ditadura militar às margens do Rio Guamá: 35 anos sem César Moraes Leite”. Foi justamente nesse dia, 10 de março, no ano de 1980, que o estudante do curso de engenharia da UFPA foi morto, quando a arma de um agente do regime militar caiu e disparou, atingindo fatalmente o rapaz de 19 anos. O trágico episódio, ocorrido dentro de uma sala de aula do pavilhão F do setor Básico do campus do Guamá, onde há muito tempo ocorrem as aulas do curso de Comunicação, tornou pública a estratégia de infiltração e controle do regime militar nas universidades. O objetivo que as novas gerações conheçam e reflitam sobre um período extremo de perda de direitos e liberdades no país. Os convidados dessa mesa são a professora Edilza Fontes, presidente da Comissão"César Leite" Memória e Verdade da UFPA, e o professor e poeta João de Jesus Paes Loureiro, que vivenciou todo esse período de repressão e foi uma das vítimas do período da ditadura na UFPA.




A Semana do Calouro de Comunicação Social segue até o dia 13 de março, com programações diárias, como mesas de debate, minicursos, oficinas e rodas de diálogo. As mesas e rodas serão abertas ao público.  O início do ano letivo na Facom será, portanto, no dia 16 de março.

A programação detalhada, com horários e locais você pode conferir no blog do Centro Acadêmico de Comunicação Social 
https://cacoufpa.wordpress.com/.

Direção da Facom  e Coordenação do Ppgcom

Nenhum comentário: