Pular para o conteúdo principal

A falta que essa cachorra me faz…

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Pedro Neves de Castro, pessoas sentadas, atividades ao ar livre e natureza

Ontem perdi uma amiga, a Juju. Todos sabem que cachorros podem ser amigos e que cachorras podem ser amigas. Todos sabem das coisas dos sentimentos, dos afetos e das perdas. Os códigos culturais de nossos tempo permitem que a experiência do luto seja extensiva aos bichos que nos amam. E, assim, faço uso deles. Desses códigos de luto. Como sabem, sou um indivíduo mais-ou-menos sensível. A morte, ainda me afeta. Não sou um ser superior e nem acredito em anátemas e promessas, mas se tem uma coisa em que acredito é na sensibilidade produzida pelos afetos. Inclusive pelos afetos dos animais para conosco, humanos, sempre vis e imperfeitos.
 
O caso foi repentino e fulminante. Por alguma razão, seu corpo foi invadido por uma infecão, que se generalizou. Estou buscando firmemente os culpados pela situação, garanto. Os principais suspeitos são essas plantinhas que os cachorros comem pelas ruas quando passeiam com seus donos e as perigosas moleculas orgânicas que, sinistras e invisíveis, penetram no organismo alheio. Daí, a pancreatite e a falência múltipla, devastadora e covarde, dos órgãos. 

Sei que muitos têmlembranças dela. Os amigos que frequentam minha casa a conheceram. Era uma figura peremptória e sociável, que amava deitar na varanda, entre as nossas pernas. Era cachorra festiva, afeita ao sociável, sempre bem dispopsta. Juju amava estar entre os amigos. Amava os amigos. Nunca conheci cadela mais dada a festas e mais sociável.

Tem gente que ela gostava mais e tem gente que ela não gostava. Destes últimos, jamais, o impróprio pensamento ousará sugerir que os desvele. Dos primeiros, é inegável a extasiante alegria que a Juju tinha para com a Biá e a Marise. Pareciam confidentes, ou comadres, ou ainda alegres comadres, shakespereanas, de Windsor.

Ressalto, igualmente, o apreço canino devotado pela Juju a amigos que não muito, efetivamente, apreciavam animais. O primo Luis Augusto, mal-afeito a bichos, não se livrava dela. Era chegar em casa que a Juju deitava ao lado dele. Independentemente de seus desvelos, procurando conquistá-lo…

“Mas por quê ela gosta de mim? O que eu fiz para ela gostar de mim?”, o primo Luis Augusto, atônito, perguntava.

Gostava porque gostava, nessa insólita sapiência dos cães.

E, nesse processo, o que não sei é como implicar a realidade na falta que a Juju fará à Maria Clara, dois anos, dois meses e sete dias de idade. A Juju era uma de suas confidentes. Volumosa, a Juju prestava-se (embora não sem delicados prostestos) à tarefa de lhe servir de tabogã. Como dizer, a quem está a conhecer a vida, que a vida acaba? Francamente, não sei como se vai fazer, mas penso que é educativo ensinar, aos pequenos, que a vida não acaba quando acaba. E isso porque ainda nos resta a ética dos afetos, a ética da memória.
Minhas questões são infinitas, eternas, tristes e condizentes. O que sei dizer é que, hoje, não estou. Não estou, junto com ela. Evoquei meus répteis e meus deuses (os que me sobraram) para estarem junto comigo, nesta hora em que preciso deles. Não estou porque a Juju não está mais.

Hoje eu teria um quadrilhão de coisas a fazer. Chegaram doze artigos para ler e avaliar no Enecult. Meu candidato a diretor do ILC cobra a presença de seu vice – que sou eu, assustado -, o Naea me pede um parecer atrasado para as 7h30 do dia de amanhã e a Compós me pergunta onde estou, que não estou fazendo a campanha pela permanência do GT Comunicação e Cultura no seio da associação, pelos próximos três anos. Fora isso, a Juliana não para de me enviar emails relativos à gestão do Ppgcom, com a qual, por foça da obrigatória desincompatibilização, para efeito da referida candidatura ao ILC, eu me desincompabilizei – e que não quero, oh, como não quero! – responder.

A todos, posso apenas dizer que não estou. Não estar é a forma que tenho de fazer meu luto, meu privado luto. Fodam-se, se quiserem se foder (a palavra, no uso que dela faço, jamais é ofensiva e grave, apenas doce e circundante, apenas muito delicada e penetrante). 

A todxs respondo que não posso estar. Não posso estar porque estou presente na ausência da Juju. Hoje, “não” estou com a Juju.

Estar presente na ausência é, para mim, a forma ética do luto. Poderia dizer que estou de luto, mas isso é vago. O que estou é estar presente na ausência. Estou profundamente triste. Absolutamente consciente da falta que essa cachorra me faz. Absolutamente presente na ausência dela.

Saudades a ela, na pequena eternindade dessa vidinha que temos e que não resta, penso, senão por meio dos afetos devotados. Saudades à Juju, amiguinha e companheira…


Norma Oliveira Meu carinho a você pela perda tão significativa. Um abraço.
 
Adelina Braglia
Adelina Braglia Um fraterno abraço. Em menos de um ano perdi minhas velhas Catarina e Mariana , que morreram apos 16 anos de boa companhia. O direito ao luto é seu. E é necessario, para suavizar a daidades.
 
Ari Loureiro
Ari Loureiro Nossa Fábio, a vi no sábado a tarde. Tão meiga! Minha solidariedase à família
 
Rodrigues Danny
Rodrigues Danny Minha singela homenagem a ser encantador.... grande Juma (literalmente) 😢. Meus sentimentos à toda família....Gerenciar
Danilo Araújo Fernandes Grande companhia nas noites de conversas Fabio Fonseca de Castro!! Sempre por ali, escutando tudo... Meus pêsames Para toda a família que sei, amavam muito a Juju!
 
Ana Lúcia Prado Ah, não, Fábio, não me dizes que a Juma se foi? Estou arrasada, amigo. Sem palavras. Bjno coração
 
Celso Miranda Vaz Amar sem limites
É a grande lição de seres como esses
É inexplicável, pois ainda não chegamos neste nível.
...Ver mais
Luiz Cláudio Nunes
Luiz Cláudio Nunes Meus sentimentos Fábio, só quem já teve um amor deste em nossas vidas, entende a dor que sentimos e a falta que nos fazem.
 
Avelina Castro Eras, Fabio Fonseca de Castro, eu estou me acabando de chorar aqui... imagino a sua dor... um forte abraço!
Gabriela Pires
Gabriela Pires Meus sentimentos!!! Lembro muito dela tão linda e grandona! 💔
Regina Sampaio
Regina Sampaio Poxa Fabio que triste!! Meus sentimentos à toda família.
 
Shirley Penaforte
Shirley Penaforte Lamento muito pela sua perda, professor. Esses bichinhos nos arrebatam com seus amores e carinhos. 🐾
 
Dani Rachid Viana
Dani Rachid Viana Sei bem dessa falta, amigo querido, e me solidarizo com sua dor. Com a dor de todos daí, afinal. ♥️
 
Karol Cavalcante
Karol Cavalcante Sinto muito professor.
Meus sentimentos.
Que triste!
...Ver mais
 
Lana Wanzeller
Lana Wanzeller Meus sentimentos Fabio Fonseca de Castro, eu tenho uma Juju também e ela é minha caopanheira de tudo..lamento sua perda repentina..estou em lágrimas,pois a sua Juju era linda ...
 
Jússia Carvalho Ventura
Jússia Carvalho Ventura Professor, eu li sua postagem sobre a sua ausência na companhia de Juju e me senti tão triste imaginando como deve ser não estar com quem compartilha cotidiano e afeto com a gente. Esses seres pequeninos (e não tão pequeninos no caso da Juju) que preen...Ver mais
 
Erenilda Almeida
Erenilda Almeida Então que vivam os afetos! Juju presente na memória dada pelo encantamento!🐶😘😍
 
Lenamaria Furtado
Lenamaria Furtado Meus sentimentos Fabio Fonseca de Castro e familia ser amado por animais e ama-los é vivenciar um amor sem palavras....as palavras sao pequenas para esse amor...
 
Márcia Macêdo
Márcia Macêdo Dói, dói muito.... Força aí pra vcs Fábio e Marina
 
Te Ribeiro
Te Ribeiro Pelas fotos a juju era linda muito amada e amorosa 😔 força familia
 
Luis Fernando Machado
Luis Fernando Machado Professor, meus sentimentos! Estou no aeroporto voltando pra casa, muito emocionado com o seu relato. Tudo o que mais quero nesse momento é estar com a minha amiguinha Salsicha, que ficou aos cuidados da minha mãe. Você é um querido. Super humano. Um abraço de conforto e um beijo no coração.
 
Regina Alves
Regina Alves Era muito linda. Só o tempo nos ajuda a viver sem o carinho desses parentes queridos.
 
Patrícia Aragão Pereira
Patrícia Aragão Pereira Me parte o coração ler isso. Tenho 2 em casa e entendo profundamente esse sentimento.
 
Ana Maria Delgado
Ana Maria Delgado Aí, Fábio, não a conheçi, mas sempre falaste com muito amor sobre ela. Imagino a tua dor. Já estou em lágrimas, cheirarei até sugar todo meu ar, ao cheirar hoje os meus. Um abraço em todos vocês. Só nós, sabemos da. Intimidade que esses seres provocam, nos ensinam... Família, muitas bençãos pra superar essa tristeza. Abraços.
 
Bianca Leão
Bianca Leão Poxa, professor, sinto muito mesmo 😢💔
 
Maria Beatriz Faria
Maria Beatriz Faria Quando esses bichinhos se vão, deixam um vazio!!!
Ela era muito educada, ia sempre me receber na porta e ficava fazendo sala.
Deixa saudades!!
...Ver mais

Afonso Medeiros
Afonso Medeiros Não esteja! Não esteja pelos dias que quiseres! Vocês e a Juju merecem todo o tempo que o mundo rouba dos afetos...

Tatá Portela
Tatá Portela Professor, meus sentimentos. Quão terno e sincero seu amor pela Juju.
 
Tatá Portela
Roberta Vilanova
Roberta Vilanova Sinto muito.Que Deus conforte seu coração. Só quem ama animais de estimação entende a sua dor. Um abraço.
 
Roberta Vilanova
Dani Franco Meus sinceros sentimentos. A presença de ausência é das que mais doem...
 
Milena Albuquerque
Milena Albuquerque Lamento. Sei bem o que é isso. Hoje perdi minha Nuvem.Gerenciar
Claudia Schuster Nossa 😢 meu Deus, consigo sentir a dor de vcs, uma horrível sensação de impotência, sinto muito. Por suas palavras tenho certeza que ela sabia bem que era muito amada. Que Deus, com o tempo necessário, alivie essa dor 🙏
 
Erica Bernardo
Erica Bernardo Poxa, lamento! Já tive alguns ao longo da vida. A última partiu em 2016, já com 17 anos. Dói muito. É um membro da família que nos deixa com o 💔.
 
Cláudio Darwich
Cláudio Darwich meus sentimentos
 
Mônica Marques
Mônica Marques Ahhh!!! Como ela era linda.
Já sentia saudades e agora ela se cristalizou.
Pra sempre Juma!
...Ver mais
 
Mônica Marques
Mônica Marques Ahhh!!! Como ela era linda.
Já sentia saudades e agora ela se cristalizou.
Pra sempre Juma!
...Ver mais
Vânia Torres
Vânia Torres Sinto muito Fabio! Meus sentimentos à toda a família! Posso imaginar essa ausência tão presente!
Lorena Filgueiras
Lorena Filgueiras Ô, professor, como ser “mais-ou-menos-sensível”, sua homenagem à Juju veio carregado de emoção, de amor. Receba meu abraço ❤️ e mande outros bem apertados aos seus familiares
 
Rosario Portella
Rosario Portella Fábio, tua capacidade de colocar em palavras as emoções é absurdamente tocante.
Recebe meu abraço solidário. Que, mesmo virtual, ele possa te ajudar a carregar um pouquinho essa dor que é tão grande.
Perdi minha Lola três anos atrás e ainda sinto sua f
...Ver mais
Gerenciar
Regina Noronha · 2 amigos em comum
Foi muito amada e cuidada ...tenho certeza ...bjos ...ela ta no ceu dos bichinhos😔
 
Claudia Pinheiro Rufino Rabêlo
Claudia Pinheiro Rufino Rabêlo Quase 10 anos de um amor inigualável 😞
Juma marruá deixa um vazio em nossos peitos 😭
 
Lilian Campelo
Lilian Campelo Professor meus sentimentos, tenho uma cachorrinha, já com idade, creio que compreendo a dor da ausência de Juju.
 
Lene Tavares
Lene Tavares Te entendo tanto Fabio Fonseca de Castro...😿🤝
 
Joao Weyl A Costa
Joao Weyl A Costa Caramba! Que triste. Bjs em vcs.
 
Edney Martins
Edney Martins Lamento, irmão!
Muito. Um abraço para acalmar essa tristeza.
 
Eliana Fonseca
Eliana Fonseca Meus sentimentos a todos os familiares da Juju.
 
Tatiana Amaral Ferreira Reis
Tatiana Amaral Ferreira Reis Poxa, um abraço em vocês, Fábio. Meus sentimentos. 💔
 
Lazaro Guarani Kaiowá
Lazaro Guarani Kaiowá Meus sentimentos e afetos meu querido!
 
Ió Silva
Ió Silva
😢😢😢
 
Vitória Mendes
Vitória Mendes Ah não, que tristeza!! Meus sentimentos Fabio, Marina, Pedro, todo mundo. Tô de coração partido
 
Adriana Lima
Adriana Lima · 4 amigos em comum
Sinto muito. Que Deus conforte seu coraçao. So quem ama animais entende a sua dor
 
Nagi Sanches
Nagi Sanches A de casa meu bom, era uma gata. Impossível esquecer !!!
 
Maria Leoneire Oliveira
Maria Leoneire Oliveira Que perda lamentável amigo! 😥😥😥😥😥😥😥
 
Vanessa Alcântara
Vanessa Alcântara Os animais são grandes amigos e nos ensinam a amar. Ela sempre vai estar no seu coração. Meus sentimentos, professor!
 
Marinilce Oliveira Coelho
Marinilce Oliveira Coelho Meus sentimentos, Fábio. O mundo do trabalho nunca vai te entender. Mas há outro mundo: o do afeto da Juju. Guarde sim o luto. Guarde sim o amor aos animais. Um abraço.
 
Nazaré Costa
Du Barroso · 10 amigos em comum
Bibi estou triste soube agora
 
Rosangela Fonseca
Rosangela Fonseca Que triste 😢 amo os animais
 
Arlete Ramos
Arlete Ramos Nossa Fábio, sentindo muito, meus sentimentos a todos
 
Renata Ferreira
Renata Ferreira Sinto muito 😢
 
Enzo Ramos Rodrigues
Enzo Ramos Rodrigues Meu Deus adorava tanto a Juma.
Gerenciar

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”