Pular para o conteúdo principal

Temer acaba com o fundo nacional soberano. Por quê e para quem?


Assim são as coisas em tempos de governo ilegítimo: repentinamente, por medida provisória, se extingue o Fundo Soberano do Brasil (FSB). A Medida Provisória (MP) 830/2018 o faz, transferindo os recursos do Fundo (R$ 26,5 bilhões) para o Tesouro Nacional, de onde serão usados para o pagamento da dívida pública federal.
Esse dinheiro deveria servir ao desenvolvimento e ao lastro financeiro do país perante a comunidade internacional. É nessa função que tem um papel decisivo. Usa-lo para pagar a dívida pública é uma medida insignificante, que só privilegia os especuladores. Mesmo porque o FSB não chega sequer a pagar 7% dessa dívida, atualmente calculada em R$ 3,6 trilhões.
O FSB foi criado em dezembro de 2008, depois da quebra do banco norte-americano Lehman Bothers e no contexto da crise financeira internacional. Foi criado receber os recursos oriundos da exploração do pré-sal. Trata-se de uma estratégia de defesa da soberania nacional, adotada, nesse momento, por muitos países.
O primeiro fundo soberano nacional foi o da Noruega, criado em 1976. No ano passado esse fundo chegou a um trilhão de dólares, maior que o PIB, de 516 bilhões de dólares. Logo em seguido os Estados Unidos criaram o seu, que hoje possui 40 bilhões de dólares. O do Canadá, criado em 1999 já tem 119 bilhões de dólares. O da Rússia, de 2004, tem 158 bilhões de dólares. O da China, de 2007, tem hoje 2 trilhões de dólares.
Os fundos soberanos nacionais constituem um mecanismo de defesa dos interesses do Estado e da soberania da nação face ao Mercado e ao grande capital. Esses fundos lastreiam a ação do Estado diante do mercado financeiro, ajudando os países a enfrentar crises e ataques especulativos de investidores inescrupulosos.
Acabar com o SSB é mais uma insânia do governo golpista de Temer. Mais um ataque ao patrimônio público e aos interesses nacionais. A medida fragiliza ainda mais o país, deixando a economia brasileira muito mais suscetível ao capital fiunanceiro e aos interesses internacionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”