Pular para o conteúdo principal

Morreu Garfinkel, pai da etnometodologia


Morreu Harold Garfinkel (1917-2011), célebre etnometodólogo norte-americano e criador desse método, uma das mais importantes escolas do campo das sociologias compreensivas e fenomenológicas. As fontes fundamentais do seu pensamento foram Talcott Parsons, Alfred Schutz, Aron Gurwitsch e Edmund Husserl.
Seu livro clássico, “Estudos em Etnometodologia”, publicado em 1967, é uma das mais importantes obras do campo das ciências sociais no século XX. Conta a lenda que a palavra etnometodologia surgiu no curso de sua investigação etnográfica sobre jurados de tribunal: pesquisando no arquivo da Universidade de Yale, percebeu que havia seções de etnobotânica, etnopsicologia e de etnofísica, mas não de etnometodologia – que, por sinal, cabia como uma luva para o padrão de investigações que vinha desenvolvendo. Garfinkel assim define o termo: "Os estudos etnometodológicos analizam as atividades cotidianas como métodos que seus membros usam para fazer com que essas atividades sejam racionalmente visíveis e passíveis de serem narradas em seus efeitos práticos; que dizer, que elas sejam «explicáveis»". Aqui dá para baixar o "Estudos de Etnometodologia" em espanhol.


Comentários

Tereza França-UFPE disse…
Lamentável perda. Sou professora no campo da educação e da educação física, conheci os escritos de Garfinkel em 2000 quando realizava meu doutorado na UFRN. Ao estudá-lo e adotar a etnometodologia como abordagem de pesquisa realmente encontrei o caminho que muito procurava como pesquisadora. Hoje integro o quadro de professores do programa de pós-graduação em educação-UFPE e na graduação em educação física-UFPE e nossas pesquisas são orientadas pela abordagem etnometodológica. Ainda este ano vamos lançar um livro que estar sendo finalizado. Com certeza vamos homenageá-lo na obra e no lançamento. Como poderemos aproximar mais os contatos.
hupomnemata disse…
Olá professora,
Seja bem vinda por aqui. Muito bem vinda. Meu email é fabio.fonsecadecastro@gmail.com. Por favor, me manetnha informado sobre as atividades do programa. Tenho grande interesse pela etnometodologia e fico muito contente em conhecer uma equipe que trabalha com esse referencial. No meu programa não é a referência fundamental, mas tenho me esforçado por criar uma cultura no sentido de trazer Garfinkel e outros autores próximos para o universo dos estudos sobre comunicação e cultura.
Prezad@s
Venho trabalhando com Garfinkel tambem desde o doutorado 2004. Acredito que possamos estreitar a nossa comunicacao. Sou professora do depto de ciencias sociais da UFPE e da pos em sociologia. Deixo meu email para conversarmos mais e vermos as possibilidades de parcerias institucionais.
abs
Rosane Alencar

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”