11 janeiro 2012

Dicas para o mestrado em Comunicação 2

O que precisa para ser aprovado? Alguns conselhos:

1. Ter uma compreensão clara sobre o PPGCOM: é um programa pequeno, norteado por um acordo, com a Capes, de valorizar a qualidade sobre a quantidade, que admite apenas 8 alunos por ano e que possui uma tripla dimensão: comunicação, cultura e Amazônia.
2. Perceber que essa tripla dimensão deve estar presente no projeto.
3. Compreender o debate sobre epistemologia da Comunicação em curso na academia brasileira, o qual está refletido na bibliografia do processo seletivo.
4. Construir um projeto claro, objetivo. A arquitetura do projeto é central. A alquimia entre os autores referidos, o objeto a ser estudado e a metodologia proposta deve ter coerência.
5. Propor um tema relevante. É importante que a pesquisa proposta resulte em um avanço social: seja para o conhecimento sobre determinado assunto, seja para a mobilização social.
6. Fugir radicalmente de propostas de projeto-ação (como produzir vídeos e publicações, etc) – pois é um mestrado acadêmico, e não profissional. 
7. Uns 30% dos projetos falam em “análise discursiva da mídia”. Embora seja uma metodologia válida, é interessante procurar referenciais teóricos diferentes. E, se for o caso de usar esse método, ter em mente, claramente, o que pretende e, se possível, ir à fundo no debate metodológico; mostrar um diferencial.
8. Se for o caso, esclarecer sobre a acessibilidade do objeto a ser investigado. Esclarecer como se dará o acesso ao objeto: se precisa de autorizações, qual o suporte do objeto, se já possui cópias do material, etc.
9. Mostrar compromisso com o Programa: garantir a disponibilidade demandada. O mestrado vem antes do trabalho e estar presente nas disciplinas é o mínimo necessário. Além disso, tem que mostrar disposição para ler umas 200 páginas por semana e escrever sem parar durante dois anos.
10. Mostrar afinidade com os projetos e grupos de pesquisa dos docentes do Programa, bem como com suas publicações. Ler os trabalhos do possível orientador, referí-lo e mostrar que a pesquisa proposta dá consequência a um trabalho anterior dele.

Veja também:

Dicas para o mestrado em Comunicação 1

4 comentários:

Anônimo disse...

Professor,

Vai ter seleção no meio do ano?

Alan Araguaia

Fabio Fonseca de Castro disse...

Ainda não sabemos, Alan, mas provavelmente não.

Anônimo disse...

Prof.
vale o mesmo para um doutorado?
Ava Tavares

Fabio Fonseca de Castro disse...

Ana,
Valer vale, mas para o doutorado é preciso acrescentar outras coisas.