Pular para o conteúdo principal

Heranças à Esquerda 30

Esquerdas Brasileiras 1: O PCB - A grande crise 1

O pensamento marxista se sistematizou, no Brasil, a partir da fundação do PCB, em 1922, esse ano tão emblemático que parece saído de um encontro com o futuro. Havia fluxos de pensamento “de esquerda” antes, muitos dos quais propriamente marxistas; outros dos quais trabalhistas, anarquistas e até babeufianos. No entanto, a fundação do PCB é o marco estruturador que irá conferir espírito e força a muitas gerações que lutaram, no país, por um mundo mais justo.

Até 1956 o PCB foi um bloco sólido, com grande impulso convergente. Um bloco hegemônico. Desenvolveu-se como um filho dileto do pensamento soviético e, como tal, impregnou-se de stalinismo. Sua prática política era centralista e autoritária e sua base filosófica era a teoria etapista da revolução brasileira, ou seja, a idéia de que é preciso percorrer cada etapa histórica para que o país ganhe maturidade para fazer "a sua revolução". Nesse horizonte, o PCB dedicou-se a formar quadros sólidos, de um marxismo erudito e escolástico, incentivando a formação de grupos de estudo e a transmissão de seu saber ao quadros sociais proletários.

Em 1956 veio o impacto das revelações do XX Congresso do PCUS: os crimes do stalinismo. O PCB entrou num vácuo profundo. Um vácuo político. Foi como se sua grandiosidade ideológica se desmentisse. A direção do partido iniciou uma autocrítica, pôs em questão o legado stalinista e rompeu formalmente com esse legado. Porém, 35 anos não se apagam com facilidade, e a estrutura partidária continuou sólida, considerando a democracia uma prática burguesa, restringindo a luta de idéias, expurgando os quadros que não se adequassem à lógica dominante e desprezando todas as lutas sociais que não aderissem ao seu, se assim podemos dizer, academicismo.

Doutrinário, mal concebia que a luta social pudesse se dar no campo, por exemplo. Mal concebia, igualmente, que o movimento operário pudesse se desenvolver sem o apoio de uma bagagem teórica e reflexiva profunda. A teoria etapista dominava o projeto político do PCB e, por essa razão, o partido recusou-se a chamar a sociedade brasileira para a luta contra o golpe de 1964. Optou por uma oposição restrita ao campo das idéias. De certa maneira, coube ao PCB esse ônus histórico...

Nesse contexto, as cisões foram se multiplicando. O PC do B se rebelou contra a resistência do diretório à idéia da luta armada. Influenciado pelo maoísmo, que tinha como um de seus princípios a idéia de que a revolução não precisaria ser feita, necessariamente, pelo proletariado urbano, mas sim pelo campesinato, essa dissidência partiu para a luta armada. Adotou as teses maoístas da “guerra popular prolongada” e do “cerco da cidade pelo campo”. Outra dissidência, o MR-8, adotou, por sua vez, os princípios da guerrilha cubana, e também partiu para a luta armada.

Na etapa posterior da história brasileira, no período da Abertura política e da redemocratização, o PCB, mas também o PC do B e o MR-8 demonstraram, outra vez, estarem arraigados à concepção tática centralista e unicionista que caracterizou o marxismo soviético. Por essa razão, recusaram, conjuntamente, à idéia de formar um “bloco comunista” sob a forma de “partido”. Na sua concepção, sempre etapista, o momento histórico era de formar uma frente de esquerda, reforçar a posição, ganhar quadros, ocupar a máquina e, aos poucos, preparar o país para uma etapa propriamente socialista.

Nesse contexto, a opção foi por aderir ao MDB, percebendo-o como essa frente de esquerda que poderia abrigar os comunistas na sua história de longo curso. Qualquer radicalização era percebida como um elemento de risco. O navio precisaria fazer uma curva aberta, muito aberta, para não naufragar.

O resultado dessa tática foi o apoio ao governo Sarney, a crítica à Central Única dos Trabalhadores (CUT) - mais disposta à radicalização – e o apoio à estruturação de outra central sindical, a Central Geral dos Trabalhadores (CGT). A tese resultante desses movimentos foi a do “pacto social”, algo como um ceder para avançar...




Últimos artigos de Heranças à Esquerda:

Heranças à Esquerda 29: 
O marxismo ocidental 10: Pierre Bourdieu 2
Heranças à Esquerda 28: 
O marxismo ocidental 9: Pierre Bourdieu 1
Heranças à Esquerda 27: 
O marxismo ocidental 8: Gilles Deleuze
Heranças à Esquerda 26: 
O marxismo ocidental 8: Michel Foucault
Heranças à Esquerda 25: 
O marxismo Ocidental 7: Antonio Gramsci 2

Comentários

Fabricio Rocha disse…
Acho que um fato importantíssimo deixou de ser mencionado.O PcdoB,com a morte de Mao tse tung,em 1976,rompe com o modelo chinês e o maoismo,aproximando-se da Albãnia de Enver Hoxha.mas o modelo etapista continua...
Obrigado pelo complemento. Vou falar mais sobre o PCdoB mais à frente.
Fabricio Rocha disse…
A defesa do Etapismo decorre,também,de uma interpretação da história bastante particular,por parte dos intelectuais do "pcebão",como Alberto Passos Guimarães e Nelson Werneck Sodré.Eles consideravam,influênciados também pelas resoluções da III internacional sobre paises atrasados,que existia Feudalismo no Brasil(O_o),e portanto deveriam superar esses traços com uma revolução democrático-burguesa e posteriormente uma socialista.Acho que o "Revolução Brasileira", do Caio Prado Junior,que até então estava meio de lado no PCB, é um marco fundamental e também uma critica às alianças com o populismo e tb às teses de feudalismo no Brasil.
Abraços
Guajarina disse…
Musiquinha pitoresca que ouvi da juventudade do PSTU sobre o PCdoB há uns 12 anos: "O PCdoB/ faz pacto social,/
se alia à burguesia e apóia a patronal./ Mas na Revolução, / não vai sobrar nenhum,/ não vai sobrar nenhum, nenhum, nenhum, nenhum, nenhu!."

Postagens mais visitadas deste blog

Eleições para a reitoria da UFPA continuam muito mal

O Conselho Universitário (Consun) da UFPA foi repentinamente convocado, ontem, para uma reunião extraordinária que tem por objetivo discutir o processo eleitoral da sucessão do Prof. Carlos Maneschy na Reitoria. Todos sabemos que a razão disso é a renúncia do Reitor para disputar um cargo público – motivo legítimo, sem dúvida alguma, mas que lança a UFPA num momento de turbulência em ano que já está exaustivo em função dos semestres acumulados pela greve. Acho muito interessante quando a universidade fornece quadros para a política. Há experiências boas e más nesse sentido, mas de qualquer forma isso é muito importante e saudável. Penso, igualmente, que o Prof. Maneschy tem condições muito boas para realizar uma disputa de alto nível e, sendo eleito, ser um excelente prefeito ou parlamentar – não estou ainda bem informado a respeito de qual cargo pretende disputar. Não obstante, em minha compreensão, não é correto submeter a agenda da UFPA à agenda de um projeto específico. A de

Leilão de Belo Monte adiado

No Valor Econômico de hoje, Márcio Zimmermann, secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, informa que o leilão das obras de Belo Monte, inicialmente previsto para 21 de dezembro, será adiado para o começo de 2010. A razão seria a demora na licença prévia, conferida pelo Ibama. Belo monte vai gerar 11,2 mil megawatts (MW) e começa a funcionar, parcialmente, em 2014.

Ariano Suassuna e os computadores

“ Dizem que eu não gosto de computadores. Eu digo que eles é que não gostam de mim. Querem ver? Fui escrever meu nome completo: Ariano Vilar Suassuna. O computador tem uma espécie de sistema que rejeita as palavras quando acha que elas estão erradas e sugere o que, no entender dele, computador, seria o certo   Pois bem, quando escrevi Ariano, ele aceitou normalmente. Quando eu escrevi Vilar, ele rejeitou e sugeriu que fosse substituída por Vilão. E quando eu escrevi Suassuna, não sei se pela quantidade de “s”, o computador rejeitou e substituiu por “Assassino”. Então, vejam, não sou eu que não gosto de computadores, eles é que não gostam de mim. ”