O curso Mercadoria e sensibilidade moderna, com 60 horas, é oferecido na disciplina Estudoi de temas contemporâneos, ofertada aos alunos do curso de Comunicação da UFPA. O objetivo da disciplina é desenvolver uma reflexão aprofundada sobre o caráter da mercadoria na socdiedade moderna, com destaque para a observação da dimensão alegórica da mercadoria.
O curso estará dividido em três unidades:
I - A modernidade oitocentista e a mercadoria segundo Marx
II - A modernidade oitocentista e a mercadoria segundo Benjamin
III - A sociedade pós-moderna e a mercadoria segundo Baudrillard
O curso acontece às terças e quintas-feiras, de 9 de maio a 27 de setembro, na sala EB 07.
Nesta primeira semana, estudaremos a sociedade moderna, utilizando meu artigo Visibilidades do Moderno. Os tópicos que serão desenvolvidos nas semana são os seguintes:
1 - Visibilidade e visibilidades do moderno, marcos teóricos do curso
2 - A modernidade oitocentista européia
3 - Dinâmicas sócio-políticas da sociedade oitocentista
4 - Literatura e sociedade oitocentista
Na imagem, Arthur Rimbaud. Por meio de sua obra podemos compreender o cerne dessa questão. Logo na segunda aula do curso leremos seu poema "O Barco Bêbado", procurando encontrar, ali, algumas das associações que conformação nossa discussão.
Comentários